Prefeitura inicia distribuição de reforço nutricional em creches

Profissionais da rede municipal de Saúde começam nesta segunda-feira, 23, a distribuir o reforço nutricional do Programa Saúde na Escola em quatro creches da Rede Municipal, uma espécie de mistura de vitaminas e minerais em pó que será adicionada à merenda escolar. O objetivo é a redução de carências nutricionais para crianças de seis a 48 meses, com a fortificação de micronutrientes que ajudam na redução de anemia e outras carências nutricionais para evitar doenças.

Foto: Cleomir Santos
Foto: Cleomir Santos

A primeira unidade a receber o produto será a Creche Municipal Professora Eliana de Freitas Moraes, localizada à Rua 16 de Agosto, s/n, Riacho Doce III, na Cidade Nova, às 9h30. O programa é executado pelas secretarias municipais e estaduais de Saúde e Educação, e faz parte da Estratégia de Fortificação de Micronutrientes em pó, do Ministério da Saúde, o chamado NutriSUS.

O reforço nutricional será distribuído em sachês NutriSUS, cada um contendo um grama, composto por 15 micronutrientes, entre eles Vitaminas A, D, E, B1, B2, B6, B12, Niacina, Ácido Fólico, Zinco, Ferro, Cobre, Selênio e Iodo.

A chefe do setor do programa na Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Maria Aldacy Barroso Cordeiro, disse que o esquema de administração dos micronutrientes em pó consiste em dois ciclos de intervenção: A administração de um sachê ao dia, de segunda a sexta feira, durante 12 semanas e pausa da administração por quatro meses.

PORTAL DO AMAZONAS.COM

Redação (92) 3877-4538 contato@portaldoamazonas.com

Related Articles

Check Also

Close
Close