Prefeitura inaugura espaço para atendimento das pessoas em situação de rua

AP-11-14-VISITA POP (2)
FOTOS: Alex Pazuello

A Prefeitura de Manaus inaugurou, nesta quarta-feira, 19, uma nova unidade da rede socioassistencial voltada para o atendimento das pessoas em situação de rua. O Centro Pop Presidente Vargas, localizado no bairro de mesmo nome, na zona Sul, tem capacidade para atender até 60 pessoas por dia. São oferecidos serviços de acolhimento psicossocial, alimentação, higiene pessoal, emissão de documentos e guarda de pertences.

Essa é uma visão muito sensível que se lança sobre esses cidadãos em extrema vulnerabilidade social. Na minha primeira gestão fiz algo parecido, mas focado nas crianças que viviam nas ruas. Esse é um projeto mais amplo e contemporâneo. O que queremos é que aqueles que precisam desse tipo de ajuda saibam que existe alguém preocupado com eles e com toda uma estrutura montada para lhes oferecer a chance de mudar de vida”, afirmou o prefeito Arthur Virgílio Neto.

Segundo a secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), Goreth Garcia Ribeiro, é importante ressaltar que esse tipo de acolhimento é mais uma porta de entrada para toda a rede socioassistencial do Município e que deverá ser ampliado. “Estamos iniciando as obras do Centro Pop de Petrópolis para mais uma vez oferecermos oportunidade para essas pessoas que tiveram os laços familiares rompidos. Nossa ideia é capacitá-los e reinseri-los na sociedade. Também é importante lembrar que o Centro Pop não funciona como albergue, mas a partir do atendimento prestado realizamos o encaminhamento para os locais que oferecem esse serviço“, destacou Goreth Garcia.

Para o jovem Michel Lopes, de 26 anos, que desde os 13 anos vive em situação de rua, o novo espaço entregue pela prefeitura é um refúgio.

A população que vive em situação de rua ou a sociedade que conheça alguém que esteja nessas condições e queira ajudar pode ir à sede do Centro Pop Presidente Vargas, que fica na rua da Legião, s/n.o, Presidente Vargas, e ainda, ligar para o Disque Direitos Humanos (0800 092 6644).

PORTAL DO AMAZONAS.COM

Redação (92) 3877-4538 contato@portaldoamazonas.com

Related Articles

Check Also

Close
Close