Prefeitura fecha 2022 com quase 300 escolas reformadas e outros avanços na infraestrutura

Facebook
Twitter
WhatsApp
Fotos - Mário Oliveira e Thaís Araújo/ Semed

Duzentas e noventa e uma escolas foram revitalizadas e mais de 90% da frota do transporte escolar renovada. Esses são alguns dos avanços feitos pela Prefeitura de Manaus na infraestrutura da Secretaria Municipal de Educação (Semed), no ano letivo de 2022.

O investimento total, na ampliação e reforma das escolas, foi de R$ 191 milhões e vai beneficiar mais de 245 mil alunos da rede municipal de ensino. Além disso, Manaus vai receber em 2023, seis creches, que atenderão 1,2 mil crianças de 1 a 3 anos de idade. Outros setores gerenciados pela Subsecretaria de Infraestrutura de Logística (Infralog), como o da alimentação, também receberam melhorias.

Para a secretária municipal de educação, professora Dulce Almeida, os investimentos são fundamentais para transformar o ensino da capital em um dos melhores do País.

“Nosso trabalho é sempre oferecer o melhor para os nossos alunos e professores. A gestão do prefeito David Almeida não mede esforços para isso. Todas as melhorias que aconteceram nas escolas e no transporte, continuarão no próximo ano. Oferecer uma educação de qualidade, com uma escola preparada e digna é o que a Semed busca e tem conseguido. Esse ano entregamos escolas que estavam paradas, esperando por uma reforma há anos e hoje estão lindas, nossa estrutura não perde em nada para nenhuma unidade de ensino particular”, ressaltou Dulce.

De acordo com o subsecretário da Infralog, Marcelo Campbel, todo o trabalho desenvolvido para a melhoria das escolas da rede municipal de educação é uma determinação do prefeito de Manaus, David Almeida, e da secretária de Educação, Dulce Almeida.

“Este ano foi de muito trabalho na Subsecretaria de Infraestrutura e Logística, nossa meta é proporcionar um ambiente de educação de qualidade para os nossos mais de 245 mil alunos, matriculados em umas das mais de 500 escolas”, explicou Campbel.

Para isso, Campbel aponta que todas as escolas foram abastecidas com merenda e foram realizadas trocas de materiais permanentes que há anos não eram substituídos em algumas escolas.

“Aumentamos a nossa frota de veículos e esse é um grande marco da atual gestão, 291 unidades de ensino passaram por reforma ou revitalização e todas com alto padrão de qualidade. Todas receberam material e acabamento de primeira, estamos entregando um local digno para os nossos alunos, professores e para comunidade”, declarou Campbel.

Fotos – Mário Oliveira e Thaís Araújo/ Semed

Alimentação Escolar

Para oferecer uma alimentação de qualidade, foi elaborado pelo Conselho de Alimentação Escolar (CAE) o Cardápio Escolar 2022, para todas as modalidades de ensino com gêneros diversificados, com foco na qualidade nutricional das preparações com três ofertas de proteína animal na semana.

Foram distribuídas 23,4 mil toneladas de alimentos, sendo 15,6 mil toneladas de produtos básicos e 7,8 mil toneladas de produtos congelados. Da Agricultura Familiar, foram distribuídas 3,9 mil toneladas e ainda 3,2 mil unidades de kit de merenda escolar. 

Materiais Permanentes

A Semed distribuiu mais de 50 mil produtos permanentes para escolas, que receberam geladeiras, fogão, bebedouro industrial, mesa de refeitório, conjunto de cadeira e mesa para os alunos do ensino fundamental e da educação infantil, quadro branco, mesa e cadeira do professor, armário de aço e condicionador de ar. Muitas das unidades beneficiadas não trocavam os equipamentos há mais de 10 anos.

Transporte Escolar

Neste setor, houve uma renovação de 42 barcos que atendem os alunos da zona Ribeirinha e ainda um crescimento no número de ônibus e micro-ônibus, que passou de 167 para 186, aumentando assim de 12 mil para 14 mil estudantes atendidos.

A Semed revitalizou 90% da frota do transporte escolar que atende cerca de 41 unidades de ensino, tanto das zonas urbanas e também a rural rodoviária.

As lanchas escolares, que atendem os alunos da zona rural ribeirinha, também passaram por uma revitalização completa, com pinturas, adesivagem, revisão nos motores e instalação da parte elétrica. Além disso, a rede municipal adquiriu 10 motores de popa, quatro rabetas completas e mais duas lanchas que servirão para assessoramento pedagógico, resgate de alunos e manutenção nas escolas ribeirinhas.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

AMAZONAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS