Prefeitura faz ação de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes em pontos estratégicos de Manaus

 

A Prefeitura de Manaus, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), promoveu neste sábado, 14, uma grande mobilização social para o combate à exploração e turismo sexual na Copa do Mundo. O Agentes de saúde estiveram em pontos estratégicos de Manaus para conscientizar a população.

exploração 1

As equipes de saúde se mobilizaram para a ação nas  entradas e saídas de grande movimentação de pessoas: Barreira da BR 174, o Porto de Manaus, a Balsa da Ceasa (zona Sul) e a Balsa Marina do Davi (zona Oeste), com a distribuição de material educativo.

Além de material impresso com informações sobre o combate à exploração de crianças e adolescentes, foram distribuídos, ainda, 20 mil preservativos e orientações sobre o risco  de contrair doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

Para o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, a atividade faz parte das ações do projeto Copa Saudável que estão sendo desenvolvidas desde segunda-feira, 09, pelo setor de Educação em Saúde e Mobilização Social, da Semsa, em parceria com a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur).

IMG_9740

Durante toda a semana, os hotéis e motéis do centro de Manaus foram visitados, e adesivos foram colocados em locais de fácil visualização mostrando que as denúncias podem ser feitas pelos números 100 e 180.

A chefe do Núcleo de Prevenção a Riscos à Saúde por Causas Externas da Semsa, Ana Carolina Leão, acompanhou a ação e disse que todos os esforços foram feitos para que nenhuma caso deste tipo de exploração seja registrado.  “A adesivagem das recepções e de quartos dos hotéis e motéis visitados, obedecem a Lei Nº 11.577, de 22 de novembro de 2007”, informa Ana Leão.

As ações desenvolvidas pela Semsa fazem parte do processo de implantação da Política Nacional de Promoção da Saúde. “Nós nos adequamos a todos os protocolos e determinações para o grande evento, mas devemos continuar com as ações também depois da copa do mundo”, afirmou a gerente de promoção à saúde, Francinara Lima.

IMG_9741-1

Daniele Souza parou na abordagem dos Agentes de Saúde.”É uma ação importantíssima porque este problema muitas vezes é escondido. Eu mesma conheço casos que devem ser combatidos”, afirmou a agente de passagens.

A Semsa também realiza ações de prevenção aos diversos tipos de violência, de forma rotineira, junto aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O trabalho também é realizado junto aos trabalhadores das Unidades Básicas de Saúde, ressaltando a importância da articulação com os demais serviços de referência e os serviços comunitários existentes; estimulando a vigilância/ percepção pelos profissionais de saúde das situações de violência e como proceder em cada situação, subsidiando as equipes com materiais educativos e instrucionais, e estreitando a comunicação entre os profissionais atuantes nas Unidades Básicas e os técnicos dos Distritos de Saúde.

A ação deste sábado começou às 08:00 horas e terminou às 13:00 horas.

 

PORTAL DO AMAZONAS.COM

REDAÇÃO- (92) 3877-4539 contato@portaldoamazonas.com / socorromaia@portaldoamazonas.com/danielmanauara@portaldoamazonas.com

Related Articles

Check Also

Close
Close