Prefeitura é homenageada com medalha da Polícia Militar

Facebook
Twitter
WhatsApp
Fotos - Divulgação / Manauscult

A Prefeitura de Manaus, por meio do diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Alonso Oliveira, recebeu a Medalha Cândido Mariano, comenda concedida pelo Comando-Geral da Polícia Militar do Amazonas (PMAM). A cerimônia de outorga da medalha aconteceu na sexta-feira, 16/12, no Palacete Provincial, localizado na praça Heliodoro Balbi, Centro.

A homenagem é uma das mais tradicionais da agenda anual da Polícia Militar do Amazonas, que na ocasião fez a entrega de condecorações e honrarias aos policiais militares que se destacaram em suas atividades funcionais, serviços operacionais e administrativos no decorrer do ano, bem como agraciou com a Medalha Cândido Mariano autoridades civis e militares que contribuíram para o engrandecimento da instituição. 

A Manauscult participa ativamente na promoção, desenvolvimento e articulação de ações na área de cultura, artes, turismo e eventos. Este ano, com a volta dos megaeventos e da temporada de cruzeiros marítimos, as ações em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg) e com a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) garantiram não apenas segurança, mas, também, geração de postos de trabalho e reconhecimento nacional, como por exemplo o festival #SouManaus – Passo a Paço 2022 e o Boi Manaus, destaque na Revista Caras.

“Diante da necessidade de aumentar a eficiência das operações de promoção turística e cultural da nossa cidade, firmamos parceria com a Polícia Militar, que atuou de forma integrada com a Guarda Municipal em todos os eventos, bem como no receptivo aos turistas estrangeiros com o serviço especializado da Polícia Turística do Amazonas (Politur), garantido êxito em todas as ações e engrandecendo a gestão pública municipal e estadual. Motivo de muita satisfação para todos nós”, comentou o diretor-presidente da Manauscult, Alonso Oliveira.

Ao fim das homenagens, foi realizado um desfile militar, com destaque para a “Tropa de Canudos”, que desfilou acompanhada pela banda de música da Polícia Militar e tropa motorizada.

História

A solenidade da última sexta-feira é uma das mais tradicionais da Polícia Militar e faz alusão ao retorno da tropa da Polícia Militar do Amazonas da “Guerra de Canudos”, conflito armado cujos confrontos se estenderam de 1896 a 1897, envolvendo o Exército brasileiro e Forças Públicas de Segurança contra uma comunidade liderada por Antônio Vicente Mendes Maciel, o “Antônio Conselheiro”, em Canudos, no sertão do Estado da Bahia. A comunidade era considerada pelas autoridades um foco monarquista na República recém-instaurada. O 1º Batalhão de Infantaria da Polícia Militar do Amazonas, comandado pelo tenente-coronel PM Cândido Mariano, foi destacado para participar do conflito.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

AMAZONAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS