Prefeitura divulga relatório de gestão da saúde de 2016

Facebook
Twitter
WhatsApp

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) divulgou relatório de gestão com as informações sobre os avanços na Atenção Básica, incluindo as áreas de infraestrutura, atendimento e vigilância em saúde, e qualificação profissional. Um dos pontos de destaque do relatório é a entrega de 53 obras na área da saúde durante a gestão do prefeito Arthur Neto.

saude

A Prefeitura de Manaus é responsável, de acordo com as normas do Sistema Único de Saúde (SUS), pela Atenção Básica no município, que representa conjunto de ações de saúde que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e a manutenção da saúde.

O secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, explica que a Semsa implementou no ano de 2016 a gestão por resultado, buscando estabelecer o serviço de monitoramento e avaliação dos principais indicadores de saúde, envolvendo o nível central e suas principais áreas técnicas até as equipes básicas de saúde, com indicadores que mostram a perspectiva de resultados para a sociedade  e os  principais  processos de trabalho desenvolvidos.

“A ampliação do acesso para atender a população manauara, que representa mais de 50% da população do Estado do Amazonas é uma determinação do prefeito Arthur Neto. Em 2016, a assistência à população conseguiu resultados positivos através da ampliação da carteira de serviços ofertados à população e da implementação das ações já existentes”, ressalta Homero de Miranda Leão.

De acordo com o relatório, o número de equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) passou de 147 em 2012 para 228 até este ano. A Semsa também avançou no combate às doenças crônicas como hipertensão e diabetes, um dos principais problemas de saúde pública, com a implantação da avaliação Neuromotora do Pé Diabético em 130 unidades de saúde, do serviço de referência em Avaliação Vascular (UBS Nilton Lins) e implantação do Exame Dopller Vascular em unidades de saúde de referência.

Na área de Vigilância Alimentar e Nutricional, a Semsa vem buscando promover a alimentação saudável para o crescimento de desenvolvimento de crianças de zero a cinco ano de idade em situação de vulnerabilidade social e nutricional. O trabalho é feito de forma conjunta com as famílias, com escolas e creches.

As ações envolvem o acompanhamento mensal das crianças e gestantes beneficiárias do Programa Bolsa Família; reestruturação da frota de veículos para monitoramento da cobertura de acompanhamento de saúde dos beneficiários do Bolsa Família em cada Distrito de Saúde; suplementação de Sulfato Ferroso para 19.368 crianças de seis a 24 meses de idade; suplementação de Sulfato Ferroso para 63.025 gestantes e puérperas; suplementação de Ácido Fólico para 47.993 gestantes; suplementação de vitamina A para 41.885 crianças de seis a 59 meses de idade.

O Programa Leite do Meu Filho também vem sendo reordenado pela atual gestão. Com o reordenamento, o programa atua interligado com o Bolsa Família, onde o acompanhamento das famílias e, principalmente, das crianças foi qualificado, inclusive com a implantação da Central Leite do Meu filho. Foram realizados 158.186 atendimentos de entrega de produtos aos beneficiários e houve o registro e monitoramento de 41.231 consultas de acompanhamento de crescimento e desenvolvimento.

Outro grande desafio no ano de 2016 foi o enfrentamento ao Zika Vírus em gestantes, doença transmitida pelo Aedes aegypti, tendo como principal complicador a microcefalia nos recém-nascidos. “Foi um desafio que fez surgir a necessidade de estruturação dos serviços de referência a gestantes e recém-nascidos vítimas do Zika vírus, com acolhimento e abordagem diferenciada, buscando reduzir as possíveis complicações. E uma das respostas foi a implantação do Serviço de Referência Obstétrica em Zika Vírus na UBS Nilton Lins”, informa Homero de Miranda Leão.

O serviço atuou como referência para 570 gestantes. Foram realizadas ações de atenção multidisciplinar; consulta médica com obstetra, diagnóstico por imagem – ultrassonografia; acompanhamento com psicólogo e assistente social; vacinação e exames laboratoriais.

Na área de Atenção à Saúde da Criança, houve a implantação do Ambulatório de Seguimento do Bebê de Risco para atenção dos recém-nascidos, lactentes e crianças com microcefalia e/ou Síndromes Neurológicas; qualificação das unidades de referência em Estimulação Precoce em crianças com Microcefalia; implantação do Programa Primeira Infância Manauara com o objetivo de fomentar a atenção integral à saúde da criança menor de cinco anos, a partir do ciclo gravídico-puerperal; organização do Posto de Coleta de Leite Humano como uma das iniciativas prioritárias para a redução da mortalidade infantil, desenvolvendo ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, através da doação de leite humano e distribuição do mesmo.

Para a Saúde Bucal, a Semsa estabeleceu a estratégia Brasil Sorridente, ofertando uma série de medidas que visam garantir ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal. O número de equipes de Saúde Bucal da ESF passou de 67 em 2012 para 117 em 2016. Em 2013, a Semsa possuía 246 gabinetes odontológicos e atualmente são 310.

ATENÇÃO LABORATORIAL

A Rede Municipal de Saúde conta com sete unidades laboratoriais distribuídas nos Distritos de Saúde Sul, Leste, Oeste e Norte, 96 salas de coleta, todos qualificados com padrão de qualidade (CNPQ), realizando 78 tipos de exames laboratoriais.

Em 2016, o apoio diagnóstico cumpriu a meta de expandir e qualificar a sua carteira de serviço, implantando exames que até este período ainda não estavam disponibilizados na rede de saúde. Foi feita uma maior estruturação dos laboratórios distritais para ampliar a oferta de serviços, incluindo estrutura física e a aquisição de equipamentos. Houve a Inauguração do Laboratório de Especialidades Professor Sebastião Ferreira Marinho, responsável pela realização dos exames colpocitológicos para rastreamento do câncer do útero e exames microbiológicos para o pré-natal em uma estrutura ampliada, que possibilitou uma maior capacidade de resolutividade; foi feita a aquisição de equipamentos para os Laboratórios Distritais para auxiliar no diagnóstico da Tuberculose; e aquisição de equipamentos para o Laboratório de Vigilância para auxiliar nas análises de Alimentos e Água.

REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL

As ações de Atenção Psicossocial em 2016 foram implementadas a partir da implantação de dois Centros de Atenção Psicossocial no final de 2015, ampliando o acesso dos serviços oferecidos, principalmente por funcionarem 24h, ampliando a qualificação e a estrutura de trabalho. Ao todo, o município conta com três CAPs, incluindo um infantil e um Álcool e Drogas (AD), com um total de 3.996 pacientes sendo acompanhados.

Também foi realizado um processo de qualificação dos servidores municipais em atenção psicossocial, preparando a rede para o acolhimento diferenciado e qualitativo; implementação do Programa Crack é Possível Vencer com o objetivo de aumentar a oferta e ampliação de ações e serviços para a prevenção e o tratamento de saúde aos usuários de drogas; e qualificação dos profissionais em Intervenção Psicológica em Crises e Catástrofes em função de catástrofes naturais e/ou provocadas pelo homem, envolvendo 150 profissionais da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).

VIGILÂNCIA EM SAÚDE

As ações de Vigilância em Saúde para o combate ao Aedes aegypti foram prioritárias em Manaus, tendo como desafio a eliminação de criadouros do mosquito e o município e implantou estratégias inovadoras que tiveram como êxito a ocorrência de apenas cinco casos de microcefalia relacionados ao Zika Vírus, considerado um êxito no combate ao vetor

As estratégias englobaram a reativação do Centro Integrado de Operações Conjuntas da Saúde (CIOCS); implantação de 40.000 capas protetoras nas caixas d’água; utilizado a tecnologia de drones como aliada no combate ao mosquito Aedes em locais de difícil acesso como coberturas de prédios, casas fechadas e terrenos abandonados; formação de Brigadas contra o Aedes em instituições públicas e privadas com 2.162 brigadas implantadas e 10.182 pessoas capacitadas; ampliação do Disque-Saúde (0800-280-8-280), proporcionando a execução de 5.450 denúncias ao canal.

Para o combate à malária, foram estabelecidas estratégias para atender a realidade em Manaus, considerada área endêmica, com ações pontuais em áreas de maior vulnerabilidade como as de invasão e monitoramento, tendo como resultado ao longo dos anos a redução brusca da malária Falciparum em 2016, chegando a nenhum caso notificado.

“Proporcionar melhor infraestrutura de trabalho, como inseticida e equipamento para diagnóstico precoce, contribuiu para o alcance dos resultados positivos, com destaque para a aquisição de duas unidades móveis (tipo trailer) para Diagnóstico e Tratamento de Malária, além de dois veículos para seu deslocamento”, afirmou Homero de Miranda Leão.

CONTROLE DE ZOONOZES

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizou mais de oito mil cirurgias de castração de cães e gatos com microchipagem e a aplicação de 239.935 vacinas antirrábica animal.

 IMUNIZAÇÃO

O município de Manaus também tem avançado em relação ao Programa Nacional de Imunização (PNI), implantando o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI) em 100% das salas de vacina, adequando à rede de frio de acordo com as novas recomendações para armazenamento de imunobiológicos, adquirindo 13 câmaras refrigeradas para armazenamento de produtos. Cada câmara tem capacidade de armazenar 140.000 doses de vacinas.

Outros avanços incluíram a implantação dos testes rápidos para HIV, sífilis e hepatite em mais 16 Unidades Básicas de Saúde, passando de 90 para 106; implantação do Teste Rápido Molecular para diagnóstico da tuberculose na Unidade Fluvial do Distrito Rural; ampliação de três para seis o número de Unidades de Atenção Primária que realizam o Teste Tuberculínico para implementar a investigação de contatos domiciliares. A Vigilância Sanitária (Visa Manaus) realizou 28.507 ações, incluindo 5.560 inspeções de estabelecimentos.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS