Prefeitura de Manaus reinaugura biblioteca e homenageia o escritor Elson Farias como patrono do espaço educativo

Em alusão ao Dia do Escritor, celebrado nesta segunda-feira, 25/7, a Prefeitura de Manaus reinaugurou a biblioteca da Escola Municipal Professora Francisca Lima da Rocha, no bairro Tarumã, zona Oeste. O escritor amazonense Elson Farias foi homenageado como patrono do espaço de leitura e aprendizado. A ação teve o intuito de valorizar e manter viva a memória da personalidade que contribui para a história de Manaus.

O espaço lúdico possui cerca de 500 livros, baseados na educação infantil de diversas áreas do conhecimento, como língua portuguesa, artes e ciências.

Para o homenageado, o poeta Elson Farias, esse momento é muito especial para a sua vida, porque retrata sua dedicação à literatura regional.

“Acredito que não há algo melhor para um escritor que receber uma homenagem dessa. A escola inaugura a biblioteca e coloca com o meu nome, sendo realmente algo muito bom para mim, porque escrevo há 60 anos sobre literatura, poesia, romance, ensaios e contos infantojuvenis. Espero que este espaço seja muito útil para as crianças do bairro”, declarou.

Fotos – Thaís Araújo / Semed

O chefe da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Oeste da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Dalmir Salazar, destacou que enaltecer quem contribui para o desenvolvimento da educação e cultura é um dos princípios da gestão do prefeito David Almeida.

“Hoje, tem sido uma política da Semed a valorização dos nossos escritores e poetas. Assim, deixamos vivo o legado que essas pessoas representam para o estado do Amazonas. Afirmo que essa valorização tem sido fundamental para a história da educação”, enfatizou.

Homenagens

Na ocasião, os alunos da unidade de ensino recitaram o poema Borboleta Amarela. Além disso, houve bate-papo com o homenageado sobre sua experiência como escritor e suas obras. O momento de homenagens foi concluído com a apresentação musical da canção “Meninos”.

A unidade de ensino atende 468 alunos do ensino fundamental I e educação infantil. A gestora da escola, Maria do Céu, explicou o motivo da escolha do nome de Elson Farias para ser o patrono da biblioteca escolar, bem como enfatizou sua trajetória em prol da região Norte.

“O escritor Elson Farias é filho da nossa região amazônica, sendo uma pessoa que já escreveu muitos livros sobre a beleza dessa localidade, desde o amanhecer até o entardecer, exaltou a figura do caboclo, dos rios, dos ribeirinhos. Então, após consulta ao conselho escolar, o escolhemos por toda sua trajetória. É muito bom fazermos essa homenagem em vida e ele poder ter participado conosco desta festa. Nossa escola está muito feliz, porque é um momento muito significativo para a gente”, disse.

A aluna do 4° ano, Adda Bentez, ficou feliz em ter participado do evento. “Achei uma tarde muito legal, porque gosto bastante de ler. Gostei muito desse dia. Aprendi mais sobre escritores e a leitura brasileira”, pontuou.

Fotos – Thaís Araújo / Semed

Biografia

O amazonense Elson Farias nasceu em 11 de junho de 1936, no município de Itacoatiara. O poeta e escritor fez parte do Clube da Madrugada e é membro da Academia Amazonense de Letras, da qual foi presidente entre 2004 e 2007. Entre as principais obras destacam-se: Barro verde (1961), Estações da várzea (1963), Três episódios do rio (1965), Roteiro lírico de Manaus em 1900 (1977), Made in Amazonas (1978), Clube de Poesia e Crítica (1980), A destruição adiada (2002) e Memórias Literárias (2005).

Machado Edson

REDAÇÃO PORTALDOAMAZONAS.COM (92) 3877-4539 contato@portaldoamazonas.com / socorromaia@portaldoamazonas.com/danielmanauara@portaldoamazonas.com

Related Articles

Check Also

Close
Close