Prefeitura de Manaus realiza exposição artística no Ecam para estudantes da Semed

Facebook
Twitter
WhatsApp
Fotos - Cleomir Santos / Semed

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), promove até 28/9 a exposição “Natureza viva: a visão com o poder de transformar o resíduo em arte”. A abertura oficial da exposição aconteceu na tarde desta quarta-feira, 14/9, com a participação de alunos da escola municipal Ouvidor Sampaio, localizada na rodoviária AM-010 Manaus/Itacoatiara.

A ação ocorre no Espaço da Cidadania Ambiental (Ecam), da Semed, localizado no 3° piso do Manauara Shopping, bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul da cidade. A exposição conta com cerca de 15 obras do artista local Rosemberg Prado, confeccionadas com elementos como papelão, madeira e plástico em suas obras, a fim de retratar a diversidade da região amazônica e a cultura popular.

Fotos – Cleomir Santos / Semed

A exposição retrata o contexto amazônico focado na sustentabilidade, segundo a coordenadora das Ocas da Semed, Érica Amorim.

“A exposição, que traz as obras do artista Rosenberg Prado, mais uma vez está trazendo uma pegada de cunho sustentável. O artista produz telas com reaproveitamento de papelão e madeira. Então, o objetivo dessa exposição é sensibilizar toda a comunidade escolar e também os frequentadores do Ecam, aqui no Manauara Shopping, de que um resíduo que seria descartado pode ser reaproveitado e transformado em arte. A exposição traduz a visão que o artista tem sobre a nossa Amazônia e de como pode ser preservado”, frisou a coordenadora.

O aluno do 5º ano da escola Ouvidor Sampaio, Carlos Lima, ressaltou que achou tão bom a exposição que até recomendou para a população visitar. “Os quadros estão muito bem pintados, as ilustrações de fato conseguem demonstrar as belezas da nossa região, o lugar é bem propício para falar sobre Amazônia. Achei muito legal e super recomendo esta exposição”, comentou.

Fotos – Cleomir Santos / Semed

Quem estava de passagem pelo shopping achou interessante a proposta da exposição, como é o caso do autônomo João Tavares. “É a primeira vez que vejo algo assim e achei uma proposta bem interessante, porque retrata a Amazônia por meio da arte e mostra às crianças uma forma legal de reciclar”, destacou.

Para o artista local Rosemberg Prado, é uma honra poder apresentar o seu trabalho num espaço como Manauara Shopping, onde passam pessoas de várias partes do mundo para conhecer o local.

“Isso é uma forma diferente de usar resíduos que poderiam estar poluindo, mas na verdade estão embelezando o ambiente e trazendo uma consciência ambiental para a maioria das pessoas. E eu, como artista, me sinto muito privilegiado e honrado por estar demonstrando um pouco do meu trabalho, da minha arte”, disse Rosemberg.

Artista

Rosemberg Prado recebeu o Prêmio Nacional de Belas Artes, da Rede Social Colaborativa Midiática Influxo, em agosto de 2021; além da Medalha de Bronze, no Salão Livre de Belas Artes, na Associação Paulista de Belas Artes, em abril de 2022.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

AMAZONAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS