Prefeitura de Manaus realiza atualização cadastral do SUS nas Unidades Básicas de Saúde da capital

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), orienta a população sobre a importância da atualização cadastral no Sistema Único de Saúde (SUS), uma vez que os dados atualizados permitem que as ações de saúde no território sejam melhor planejadas e, consequentemente, alcancem bons resultados.

“Atualizar esses dados permite o reconhecimento e o georreferenciamento do território, que possibilitam uma análise dos agravos daquela população. É uma ação fundamental para evitar desperdício de recursos financeiros e de profissionais, porque temos condições de desenvolver ações bem direcionadas para atender as demandas da população. Por isso, ao mudar de endereço e de número de telefone, é necessário ir a uma unidade de saúde para atualizar essas informações”, explicou o secretário municipal de Saúde, Djalma Coelho.

O gerente de Promoção da Saúde da Semsa, Tayanan Medeiros, acrescentou que a atualização do cadastro possibilita um contato mais estreito entre as equipes de saúde e os usuários, um vínculo que facilita a entrada da população nos programas da rede de Atenção Básica e esteja ativo não só no processo de cura do adoecimento, mas também no acompanhamento para a promoção da saúde e prevenção de doenças, que é o principal foco na atenção básica.

“Muitas vezes precisamos fazer processos de busca ativa, identificar usuários e passar orientações que facilitam o acesso aos serviços de saúde e sem o telefone e endereço corretos não há como fazer esse contato. Um cadastro, com informações atualizadas, que espelham a realidade é fundamental para este trabalho”, reforçou Tayanan.

Para regularizar o cadastro, os usuários devem ir à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua casa e apresentar o Cartão Nacional de Saúde (CNS), comprovante de residência, CPF e Número de identificação social (NIS).

Valeriano Lucas

REDAÇÃO- (92) 3877-4539 contato@portaldoamazonas.com / socorromaia@portaldoamazonas.com/danielmanauara@portaldoamazonas.com

Related Articles

Check Also

Close
Close