Prefeitura de Manaus participou de fórum global que discute política alimentar urbana

Facebook
Twitter
WhatsApp
Texto e fotos – Divulgação / Semtepi

Com o objetivo de debater soluções para políticas públicas e sistemas alimentares sustentáveis, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmas), participou do 8º fórum Global do pacto de Política Urbana de Milão, que ocorreu de 17 a 19 de outubro na “Cidade das Artes”, no Rio de Janeiro (RJ).

O evento, que também foi virtual, contou com a participação de mais de 500 delegados, prefeitos e representantes de 162 cidades do mundo, como Paris, Copenhague, Chicago e Washington. O tema do fórum, realizado pela primeira vez na América do Sul, foi “comida para nutrir a justiça climática: soluções alimentares urbanas para um mundo mais justo”.

De acordo com a chefe do Departamento de Áreas Protegidas e Mudanças Climáticas da Semmas, Socorro Monteiro, o evento foi muito importante, principalmente para as futuras ações que a prefeitura vai implementar na cidade.

“Tivemos a oportunidade de conhecer várias experiências sobre governanças nos sistemas alimentares urbanos para a população, produção de alimento para a segurança alimentar, aliada às questões das mudanças climáticas, proteção de populações vulneráveis que estejam em situações de insegurança alimentar, incentivando a prática da agricultura, inclusive com a introdução da orgânica e da agroecologia que são  menos invasivas ao meio ambiente. Tudo isso está inserido em nossas ações que devemos implementar por orientação do prefeito David Almeida”, informou Socorro.

Entre as ações programadas da Prefeitura de Manaus, por meio da Semmas, está a implementação das hortas comunitárias, que visam reduzir a insegurança alimentar de famílias que vivem em vulnerabilidade social, ao mesmo tempo que irão desenvolver ações educativas e requalificação de espaços degradados.

 

CB27

 

Ainda no Rio de Janeiro, a Prefeitura de Manaus participou do XXVI Encontro Nacional do Fórum dos Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras (CB27). O encontro é um aquecimento para a 27ª Conferência das Partes da Convenção do Clima das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (COP 27), que acontecerá em Sharm El-Sheikh, no Egito.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

AMAZONAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS