Prefeitura de Manaus fortalece a inclusão com a realização dos Jogos Adaptados André Vidal de Araújo

Para promover a inclusão das pessoas com deficiência, por meio do esporte e da educação, a Prefeitura de Manaus deu início nesta segunda-feira, 22/8, a 11ª edição dos Jogos Adaptados André Vidal de Araújo (Jaavas), para estudantes da Secretaria Municipal de Educação (Semed). A abertura do evento aconteceu na Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira, na avenida Constantino Nery, zona Centro-Sul da capital, e contou com a participação de alunos da educação especial, professores, pais e responsáveis. A final dos jogos será na próxima sexta-feira, 26.

Fotos – João Viana / Semcom

Fazem parte da programação, as modalidades: corrida do abracinho, natação, jogos recreativos adaptados, badminton, atletismo e futsal. Este ano o Jaavas pretende contar com a participação de 4.500 pessoas. As competições acontecerão na Vila Olímpica de Manaus, na avenida Pedro Teixeira, zona Centro-Oeste, e no Complexo Municipal de Educação Especial (CMEE) André Vidal, na avenida Maceió, zona Centro-Sul.

Para o militar do Exército, Gean Kaliniak, pai do aluno, Gabriel Martins Lacerda Kaliniak, 12 anos, do 2º ano do ensino fundamental, matriculado na escola municipal André Vidal de Araújo, a inclusão social é algo muito falado nos últimos anos, e na Semed encontrou o apoio necessário na educação do filho. Gabriel possui a síndrome Cornélia de Lange (SCdL), uma doença rara, caracterizada por múltiplas malformações, como atraso no crescimento psicomotor, alterações cardíacas, gastrointestinais, musculoesquelética e fácies típicas

Fotos – João Viana / Semcom

“É uma pena ser apenas uma semana de competição. O Gabriel costuma participar de todas as atividades que acontecem na escola e isso é muito importante para ele e para nós pais, que vivenciamos de verdade a inclusão, já que isso é algo muito falado nos últimos anos. Na Semed nós recebemos todo o apoio na educação do nosso filho, e esse apoio é de extrema importância”, declarou Gean.

O subsecretário de Gestão Educacional (SGE), Júnior Mar, representou a secretária de Educação, professora Dulce Almeida e falou da valorização que a educação especial recebe do prefeito David Almeida, e da gestora da Semed.

“É um prazer trabalhar na gestão do prefeito David e da secretária Dulce. Essa é uma administração que valoriza todos os públicos e esse evento de hoje é a prova disso. Esta é a 11ª edição do Jaavas e no ano passado nós tivemos a abertura na Ponta Negra. Neste ano, optamos por fazer na Arena Amadeu Teixeira, pois é um ambiente coberto, com cadeiras, tudo com muito carinho, protegendo nossas crianças do sol. Hoje é a festa da inclusão”, afirmou Júnior Mar.

Fotos – João Viana / Semcom

A competição esportiva tem o intuito de celebrar a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. De acordo com a coordenadora do Jaavas, Shirley Amaral, mais de 30 mil pessoas atípicas já participaram dos jogos, conseguindo assim atingir o objetivo, que é a inclusão da pessoa com deficiência por meio do esporte e educação.

“A educação de pessoas com deficiência é um desafio muito grande, mas a Semed conta com o total apoio do prefeito David Almeida e da secretária de Educação, professora Dulce Almeida. Durante esses anos nós discutimos bastante de que forma a educação e o esporte podem atender as pessoas com deficiência, então assim criamos planos e metas para que a inclusão aconteça. O trabalho do Jaavas é reconhecido nacional pelo Comitê Paralímpico Brasileiro como o maior evento do Brasil nesse formato de atendimento e isso nos enche de orgulho, porque sabemos que estamos no caminho certo”, comentou a coordenadora.

Durante o evento aconteceu o desfile das delegações das instituições e escolas que atendem a educação especial, e apresentação de futebol de deficiente visual.

Machado Edson

REDAÇÃO PORTALDOAMAZONAS.COM (92) 3877-4539 contato@portaldoamazonas.com / socorromaia@portaldoamazonas.com/danielmanauara@portaldoamazonas.com

Related Articles

Check Also

Close
Close