Prefeitura de Manaus dá início ao 1° Fórum Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência nesta quarta-feira

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), deu início nesta quarta-feira, 21/9, ao 1° Fórum Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, com o tema “Impacto Social: A deficiência e o seu novo conceito”.

A abertura do evento foi realizada no auditório Belarmino Lins, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), com a palestra magna proferida por Moisés Bauer Luiz, ativista dos Direitos Humanos e ex-presidente da Organização Nacional de Cegos do Brasil (2009-2016), via videoconferência.

“Durante todos os dois dias de fórum, nossa secretaria estará dando total apoio à realização do evento. É um momento de grande importância para as pessoas com deficiência da cidade de Manaus e para nós enquanto parte de uma secretaria responsável pela garantia de direitos. Esperamos um evento exitoso e que possamos tirar daqui mudanças reais na realidade dessas pessoas”, destacou o secretário municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania, Eduardo Lucas.

Fotos – Antônio Pereira / Semcom

A subsecretária de Políticas Afirmativas para as Mulheres e Direitos Humanos (SPMDH), Graça Prola, ressaltou a importância da temática escolhida para esta primeira edição do fórum, que busca debater os direitos da pessoa com deficiência sob uma nova ótica do que define e compõe uma deficiência dentro da sociedade.

“Antigamente, a deficiência era entendida apenas como uma doença que acarretava graves problemas de exercício físico e mental das pessoas. Hoje, entretanto, passa-se a ter o entendimento da deficiência como uma questão não apenas de saúde, mas de uma luta pelo empoderamento dessas pessoas para que elas possam vencer as barreiras impostas pelos impactos sociais, representados pela falta de espaços ocupados por essa população e pela falta de estrutura acessível, por exemplo”, explicou a subsecretária.

“É um evento muito importante por dar a oportunidade a pessoas com e sem deficiências de compreender o verdadeiro sentido do que é uma deficiência. Esse novo conceito não é tão novo assim, mas se torna novo por chegar ao grande público apenas recentemente, sendo o momento perfeito para discuti-lo”, completou o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Neyrimar Furukawa.

Fotos – Antônio Pereira / Semcom

Entre os participantes da palestra, Luiz Arthur Oliveira da Silva, 41, representante do Instituto de Apoio e Inclusão da Pessoa Com Deficiência do Amazonas (Iaidam), definiu ocasiões como o fórum como “cruciais e fundamentais” para que as diversas questões enfrentadas por pessoas com as diversas deficiências ganhem a devida atenção.

“Nós lidamos diariamente com essas questões sociais, como o emprego, infraestrutura e mobilidade. Questões que variam desde o aspecto social até uma cidade mais justa e acessível para todos, tratando também do aspecto da socialização para PCDs, dando atenção a essas vozes muitas vezes silenciadas ao longo da história”, concluiu Luiz.

A programação do fórum continua nesta quinta-feira, dia 22, com a realização de mesas-redondas ao longo de todo o dia, abordando os seguintes temas: Mercado de Trabalho e Empregabilidade; Assistência e Previdência Social; Esporte e Lazer; Educação e Cultura e Saúde e Reabilitação.

Machado Edson

REDAÇÃO PORTALDOAMAZONAS.COM (92) 3877-4539 contato@portaldoamazonas.com / socorromaia@portaldoamazonas.com/danielmanauara@portaldoamazonas.com

Related Articles

Check Also

Close
Close