Prefeitura de Manaus beneficia migrantes e refugiadas com ação do ‘Outubro Rosa’ na zona Sul

Facebook
Twitter
WhatsApp
Fotos - Elienai Emanuel / Semsa

A Prefeitura de Manaus beneficiou mulheres migrantes e refugiadas, na manhã desta quinta-feira, 27/10, com uma ação educativa da campanha “Outubro Rosa”, no Centro de Apoio e Referência a Refugiados e Migrantes (Care), no bairro Cachoeirinha, zona Sul. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) aproveitou o encontro para vincular as mulheres às unidades básicas mais próximas de suas residências.

A ação foi promovida pela Semsa, em parceria com o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (Adra), em meio às estratégias de fortalecimento da promoção à saúde desse público, que tem o intuito de facilitar o acesso dessas populações ao Sistema Único de Saúde (SUS).

“Nosso objetivo aqui é chamar a atenção dessas mulheres sobre o cuidado e as formas de prevenção ao câncer, promovendo a educação em saúde, e também indicando os serviços que a secretaria oferece a elas, como consultas médicas e de enfermagem, exames de preventivo e mamografia, entre outros”, disse a chefe da Divisão de Promoção da Equidade às Populações Vulneráveis da Semsa, Ana Mádria.

A coordenadora do Care, Vanessa Souza, informou que cerca de cem mulheres participaram da ação. O projeto é desenvolvido em Manaus em parceria com a Agência da Organização das Nações Unidas (ONU) para refugiados (Acnur), disponibilizando serviços de ajuda humanitária e acolhimento a essa população.

“É muito importante essa troca de informações que a Semsa vem proporcionar em relação ao atendimento dessas mulheres na rede municipal de saúde, principalmente aquelas que procuram uma mamografia ou preventivo. Muitas delas são recém-chegadas na capital e não sabem onde buscar esse tipo de apoio, além de entender que elas têm direito a esse tipo de assistência”, informou.

A estudante Maryelin Rodriguez veio da Venezuela para Manaus há cerca de um ano, com o esposo e a filha, e elogiou a ação da Semsa.

“Está sendo muito legal. Entendo como buscar tudo de saúde e pouco a pouco vou fazendo meus exames, o preventivo, essas coisas que são importantes para prevenção da mulher aos cânceres”, afirmou.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

AMAZONAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS