Prefeitura de Manaus amplia pontos de testagem rápida para a Covid-19

Facebook
Twitter
WhatsApp
Fotos - Divulgação/Semsa

Com o objetivo de ampliar o acesso da população aos testes rápidos para detecção da Covid-19, a Prefeitura de Manaus informa que o número de Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que ofertam o serviço, foi ampliado de 40 para 45 estabelecimentos de saúde. O teste rápido de antígeno deve ser solicitado quando os sintomas gripais (febre, dores de cabeça e no corpo) persistirem em até sete dias, no máximo. Após esse período, o teste não tem eficácia para determinar se a pessoa está com a doença.

A titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Shádia Fraxe, afirma que a testagem é uma estratégia importante para acompanhar as mudanças do cenário epidemiológico local, mas reforça a importância de continuar seguindo os cuidados que foram incorporados à rotina, como o uso de máscara e a lavagem frequente das mãos.

“A testagem é importante para sabermos como a doença está se manifestando em Manaus e, a partir desses dados, tomarmos as medidas necessárias para a sua contenção, se for o caso. Mas, tanto quanto a testagem, as vacinas também são uma estratégia de enfrentamento da Covid. É preciso atualizar o esquema vacinal, para que as novas variantes não encontrem um ambiente favorável para sua proliferação”, explica.

Horários

Das 45 unidades de saúde que ofertam o serviço de testagem, 36 estabelecimentos de saúde funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Nove funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e aos sábados, das 8h às 11h. Aos domingos, a clínica da família Carmen Nicolau realiza o teste rápido das 8h às 18h. Para conferir os endereços e horários das unidades, é só clicar no link bit.ly/ubscovidmanaus.

Para fazer o teste, o usuário precisa apresentar documento oficial com foto, CPF e o cartão do SUS.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

AMAZONAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS