Prefeitura comemora semana da Árvore e da Água com plantio e atividades educativas

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), realizará uma série de atividades de plantio e de sensibilização ambiental para marcar a Semana da Árvore e da Água. A programação foi elaborada em alusão às datas comemorativas 21/03 (Dia da Árvore na Amazônia) e 22/03 (Dia Mundial da Água).

JP - 16-03-15 - Comemoração do dia da arvore d da água (1)
Entre as atividades de arborização, o destaque será para o plantio de mudas, no sábado, 21, na área verde do Loteamento Campo Dourado, zona Norte para promover a recuperação vegetal em um trecho degradado da área verde onde a prefeitura desenvolve a experiência-piloto do Projeto Espaço Verde na Comunidade. No total, serão plantadas 300 mudas de árvores frutíferas e florestais nativas da Amazônia, com a participação dos próprios moradores do loteamento, que receberão certificados de “Amigos do Verde”.
O projeto Espaço Verde na Comunidade deverá beneficiar ao menos outras cinco áreas verdes da cidade ainda este ano. “O objetivo é promover a integração dos moradores de loteamentos e conjuntos habitacionais com as suas áreas verdes ainda conservadas, e nada mais oportuno do que proporcionar esse momento de integração levando os moradores a se sentirem parte do processo de recomposição vegetal dessas áreas, mostrando que a obrigação de cuidar não é apenas do poder público”, explica a secretária municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Kátia Schweickardt.

A atividade de plantio será a partir das 8h30 do sábado, 21, e ocorrerá num trecho de área degradada ao lado da escadaria de acesso à via principal do conjunto. “A ideia é realizar um plantio denso com espaçamento de trêds metros entre as árvores, reduzindo o impacto da degradação e proporcionando um ambiente adequado para o surgimento de aves, melhoria do clima, redução da temperatura, entre outros benefícios”, afirma a diretora de Arborização e Paisagismo da Semmas, Rosemary Bianco.
O Projeto Espaço Verde no Campo Dourado está sendo realizado por meio de compensação ambiental firmada entre a Semmas e a Direcional Engenharia. Na última sexta-feira, 13, a secretária Kátia Schweickardt visitou a área para verificar o andamento dos trabalhos e o local onde será realizada a recomposição vegetal.
JP - 16-03-15 - Comemoração do dia da arvore d da água (2)
No domingo, 22, as atividades em comemoração ao Dia Mundial da Água acontecerão no Parque Municipal Nascentes do Mindu, como forma de chamar a atenção da sociedade para a importância da conservação dos nossos recursos naturais. O parque, situado na Cidade de Deus, zona Leste, abriga as três nascentes do maior igarapé em extensão da cidade de Manaus, o igarapé do Mindu.
As atividades envolverão os comunitários da área e constarão de práticas educativas voltadas à conservação, com oficinas de leitura, de brinquedos e de desenho para crianças, gincanas e jogos ambientais. O objetivo é envolver os moradores mostrando a eles a importância da valorização desses espaços. Constam ainda da programação da Semana da Árvore e da Água o Minicurso de Produção de Mudas, que acontecer

PORTAL DO AMAZONAS.COM

REDAÇÃO- (92) 3877-4539 contato@portaldoamazonas.com / socorromaia@portaldoamazonas.com/danielmanauara@portaldoamazonas.com

Related Articles

Check Also

Close
Close