Prefeitura começa a reestruturar ponte no bairro Santa Etelvina

Facebook
Twitter
WhatsApp

A Prefeitura de Manaus começou, nesta quinta-feira, 10, as obras de recuperação completa da ponte da rua Matrinxã, no bairro Santa Etelvina, zona Norte.

_AFP8356

Essa é a oitava ponte que recebe intervenção da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), entre construção e reforma, desde 2013. O cronograma de obras ainda contemplará outras quatros estruturas, além da criação de novas ligações entre os bairros.

“Foram priorizadas as ponte que apresentavam risco e poderiam causar transtornos para as comunidades do entorno. Chegou a vez da rua Matrinxã e tão logo seja possível iniciaremos os serviços na comunidade Nova República, uma vez que qualquer problema representaria o isolamento do local”, destacou o prefeito.
As novas pontes possuem estrutura metálica ou pré-moldada em concreto armado, que garantem maior durabilidade. São duas faixas de rolamento para veículos leves e pesados com quatro metros, prevendo acessibilidade para pedestres e iluminação a led. O formato padrão de extensão é de 15 a 25 metros de greide (vão entre a estrutura da ponte e o leito do igarapé).

“No Santa Etelvina, temos programação para 120 dias de trabalho. O trânsito será interditado para dar celeridade nos serviços e o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) já está definindo uma rota alternativa para os condutores que trafegam pela região”, explicou o subsecretário da Seminf, Antônio Nelson. A obra está orçada em R$ 1.290.147,57.

Segundo Adino Tavares, morador do Santa Etelvina, há mais de dez anos a ponte da rua Matrinxã não recebia nenhum tipo de reparo. ”Essa ponte é uma esperança para nós, porque trará desenvolvimento. Muitos caminhões que não conseguem fazer a travessia da ponte, que está bem deteriorada, poderão passar sem dificuldade e isso vai facilitar bastante o dia a dia do comércio”, disse o comerciante autônomo.

Nos anos de 2013 e 2014, a prefeitura entregou para a população as pontes do bairro São Jorge, em ambos os sentidos; a ponte do Augusto Montenegro; ponte da rua Thereza Dávila, no Santa Etelvina; a ponte na galeria do bairro Jesus Me Deu; e a ponte do igarapé do Gigante, na Ponta Negra, zona Oeste da capital. Em 2015, foram entregues a ponte Deputado Gláucio Bentes Gonçalves, no bairro da Paz, e a ponte do Lírio do Vale, na rua da Paz.

Pontes previstas

Estão mapeadas no cronograma da prefeitura, em fase de elaboração do processo licitatório: ponte do Nova República, ponte da avenida Professor Nilton Lins (Parque das Laranjeiras), ponte da rua Prosperidade (Alvorada) e ponte do Educandos.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS