Prefeitura começa a construção de Centro Pop em Petrópolis

A Prefeitura de Manaus começou na manhã desta terça-feira, 27, as ações para a construção de um Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro Pop), no bairro de Petrópolis, zona Sul de Manaus. As obras devem ser concluídas em 180 dias.

FOTO: KARLA VIEIRA/ SEMCOM
FOTO: KARLA VIEIRA/ SEMCOM

 O terreno onde será erguido o Centro Pop de Petrópolis (o segundo de Manaus, o primeiro funciona no bairro Presidente Vargas) foi doado, em 1982, pelo prefeito em exercício à época, João de Mendonça Furtado, a uma entidade religiosa com a obrigatoriedade de que a mesma construísse um centro de recuperação de dependentes químicos no local. Trinta anos depois, a maior parte do terreno está sem utilidade, servindo para a prática de pequenos crimes, consumo de drogas e de lixeira a céu aberto.

 Com a decisão judicial que devolve a área para a Prefeitura de Manaus, foram colocados, nesta terça-feira, 27, tapumes para isolar o espaço e iniciar as obras de construção do Centro Pop.

MANAUS/AM - 27/01/2015INÍCIO DE OBRAS PARA CONSTRUÇÃO DO CENTRO POP.FOTO: KARLA VIEIRA / SEMCOM

Petrópolis foi a primeira comunidade de Manaus onde eu tive um contato mais efetivo. Realizamos audiências públicas e percebemos a necessidade de revitalizarmos diversos espaços e serviços prestados. Por isso, nós daremos uma finalidade para este espaço que estava ocioso entregando um serviço essencial para a nossa cidade”, afirmou a secretaria municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), Goreth Garcia Ribeiro.

 Além do isolamento do terreno, a Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp) começou a realizar ações de conscientização junto aos moradores para que eles não descartem o lixo no igarapé e esperem o caminhão coletor, que passará a recolher o lixo na porta das casas.

O que é o Centro Pop?

O Centro Pop é uma unidade de referência da Proteção Social Especial de Média Complexidade e que atua com diversos públicos.  É referência para o convívio grupal, social e para o desenvolvimento de relações de solidariedade, afetividade e respeito. Na atenção ofertada no Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua, vai proporcionar vivências para o alcance da autonomia, estimulando, além disso, a organização, a mobilização e a participação social.

PORTAL DO AMAZONAS.COM

Redação (92) 3877-4538 contato@portaldoamazonas.com

Related Articles

Check Also

Close
Close