Prefeitura começa a atuar com novo sistema de coleta de lixo no Centro

novosistcollixo2

A Prefeitura de Manaus começou a atuar nesta segunda-feira, 7, com um novo sistema de coleta de lixo nas principais ruas de comércio popular do Centro. A proposta é acabar com o acúmulo de lixo nas calçadas, principalmente após o horário de expediente das lojas.

 A coleta, coordenada pela Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp), é feita por meio de dois carros de pequeno porte, o que facilita a entrada e circulação dos veículos nas ruas mais estreitas.

 O subsecretário da Semulsp, José Rebouças, explicou que um veículo foi destinado à coleta de lixo orgânico e o outro para a coleta dos materiais que podem ser reciclados. “Nós vamos levar o lixo orgânico até o caminhão coletor que fica na Feira da Banana. Já o seletivo vai para duas cooperativas aqui do centro da cidade”, explicou Rebouças.

 A coleta acontece em fase experimental na rua Marechal Deodoro e avenidas Eduardo Ribeiro, Floriano Peixoto e Sete de Setembro.

Antes de o procedimento começar, foi realizado junto a lojistas, camelôs e moradores destas vias um trabalho de conscientização por membros da Comissão Especial de Divulgação e Orientação da Política de Limpeza Pública (Cedolp). A ideia é de que todos tenham a noção de que podem contribuir com a melhoria do sistema de coleta.

 “É importante que os lojistas tenham consciência da importância da participação deles nesse processo e saibam o horário da coleta para acabarmos com o acúmulo de lixo nas ruas” disse o presidente do Cedolp, Adriano Rodrigues.

 A gerente da Loja Blue Fashion, na Rua Marechal Deodoro, Rosalva Barbosa, aprovou a nova medida e acredita que todos os lojistas poderão colaborar com o projeto. “Estou achando ótimo. Isso vai acabar com o lixo pelos cantos da rua. É muito papelão e plásticos jogados pelas lojas diariamente. Quando chove, esse lixo vai para os esgotos”, disse a gerente.

 Além da Semulsp, o projeto tem a parceria da Secretaria Municipal do Centro (Semc), que atua no projeto de revitalização da área.

 “A Semc tem muitos projetos para o Centro executados em consonância com outras secretarias. Sempre trabalhamos com parcerias para que o Centro fique cada vez melhor”, disse o secretário da Semc, Glauco Luzeiro.

 

Horários

Os horários de coleta do lixo já foram definidos em reunião envolvendo representantes da Semc, Semulsp, Associação Comercial do Amazonas (ACA) e Sindicato dos Vendedores Ambulantes (Sincovam). O lixo orgânico é coletado às 10h, 14h, 17h e 19h e o lixo reciclável às 10h, 14h, 16h, 18h e 19h.

Apoio

O Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) está garantindo o apoio nesta fase inicial do projeto, fiscalizando carros que estejam estacionados irregularmente e possam atrapalhar o trajeto dos coletores.

 O projeto começa em fase experimental e, durante 15 dias, deverá receber os ajustes necessários para que possa posteriormente ser ampliado para as demais ruas do centro comercial. Neste momento, novos carros também serão adquiridos para darem maior agilidade ao trabalho.

fotos: KARLA VIEIRA/SEMCOM

PORTAL DO AMAZONAS.COM

Redação (92) 3877-4538 contato@portaldoamazonas.com

Related Articles

Check Also

Close
Close