Prefeitura aprovou mais de 114 mil m² em alvarás de construção por mês na gestão de David Almeida

Facebook
Twitter
WhatsApp
Fotos – Arquivo / Semcom

Em 21 meses de gestão do prefeito David Almeida, o licenciamento urbano municipal tem alcançado indicadores que apontam para o crescimento da construção civil e o incremento de novos negócios e geração de emprego e renda na capital, a partir de ações e trabalho da Prefeitura de Manaus.

No acumulado do período de janeiro de 2021 a setembro de 2022, o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) ultrapassou a marca de 2,4 milhões de metros quadrados licenciados em alvarás de construção, o que representa mais de 114 mil metros quadrados licenciados a cada mês.

“O prefeito David Almeida pediu para que tivéssemos mais agilidade nos licenciamentos e que se ampliasse o escopo para transformar Manaus em uma cidade atrativa para novos negócios. Nesses 18 meses já realizamos mais de 82 mil atendimentos, o que é mais do que o dobro do último ano da gestão passada”, contabilizou o diretor-presidente do Implurb, engenheiro Carlos Valente.

Quanto à construção civil, os 2,4 milhões de metros quadrados licenciados são de novas obras e empreitadas.

“Segundo estudos analíticos da Câmara Brasileira de Indústria da Construção Civil (Cbic), isso significa mais de 30 mil empregos diretos e indiretos gerados na capital. Pelos indicadores de conjuntura nacional, a construção civil gerou cerca de 216 mil novas vagas, de janeiro a julho, segundo o Caged. E a Prefeitura de Manaus tem dado enorme contribuição para este número, seguindo diretriz do prefeito”, completou.

Além dos dados e parâmetros, o Implurb está atuando na redução do tempo de aprovação de projetos; na simplificação de procedimentos, para dar agilidade à tramitação; e na melhoria do atendimento ao público.

“Sabemos que a construção civil depende de fatores internos e externos, mas a tendência de 2022 é positiva e Manaus deverá repetir e melhorar os indicadores em 2023, com o aporte de novos investimentos chegando na capital”.

Foram exatos 2.436.104,61 metros quadrados em alvarás de construção emitidos de janeiro de 2021 a setembro de 2022. Durante os 21 meses, o Implurb expediu 1.871 alvarás de construção.

Indústria

 

A construção civil tem impulsionado a atividade econômica brasileira e deve registrar crescimento acima do Produto Interno Bruto (PIB) nacional em 2022. A Confederação Nacional da Indústria (CNI) projeta alta de 7% do setor neste ano, acima do percentual previsto para o crescimento do país, de 2,7%, segundo Pesquisa Focus.

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

AMAZONAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS