O prefeito de Manaus, David Almeida, vistoriou, na noite de terça-feira, 3/10, a fase final das obras do parque Amazonino Mendes, localizado nas avenidas Isaías Vieiralves e Olívia de Menezes Vieiralves, nos bairros Novo Aleixo e Tancredo Neves. A iniciativa é parceria da atual gestão municipal com o governo do Estado e busca transformar a realidade dos moradores das zonas mais populosas da cidade.
A intervenção da prefeitura vai dar para as zonas Norte e Leste uma área inédita de lazer e turismo à população, sendo o primeiro parque linear desta escala na capital. A primeira etapa será entregue como parte das comemorações do aniversário de Manaus.
“Esta é a primeira de três etapas do parque, e vamos entregar no aniversário de Manaus, dia 24 de outubro, com uma grande festa. É um parque que as zonas Leste e Norte vão ganhar e nós estamos aqui conferindo o teste de luz, que está aprovado, e sem dúvida alguma é um ganho para a vida social aqui da nossa cidade, especificamente nessas duas zonas”, disse o prefeito.
O parque linear tem projeto arquitetônico do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb). A etapa que será inaugurada tem cerca de 1 quilômetro de extensão, incluindo desde quiosques gourmet, playground, quadras esportivas, pista de caminhada, ciclovia, estacionamentos, academia ao ar livre, espaço multiuso e playpet.
Também estará contemplado nessa entrega para outubro o Centro de Atendimento Psicossocial (CAPs), que terá 626,20 metros quadrados de área construída.
As outras etapas do parque incluem a construção de cenários interativos temáticos, com rampas de escaladas, escorregadores, área molhada, entre outros, além da estrutura de um habitacional com 180 unidades, com previsão de conclusão para junho de 2024, tendo o projeto recebido ajustes após sondagens e terraplenagem no terreno. O habitacional está dividido em três blocos distintos de cinco pavimentos cada, com vagas de estacionamento para carros e motos. Entre os blocos serão construídas calçadas arborizadas e mais playgrounds.
“Após a entrega da primeira etapa, nós daremos continuidade às próximas etapas, como o residencial, e temos também a parte cênica do parque, e essas serão entregas que ficarão para dezembro, e outra parte para o ano que vem”, completou Almeida.