Prefeito quer cooperação técnica e econômica entre a Suíça e o Amazonas

Facebook
Twitter
WhatsApp

prefsui2

Após reuniões com o prefeito de Berna, Alexander Tschäppät, e com quatro empresários suíços, o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, vai pedir um estudo para que as capitais da Suíça e do Amazonas assinem um tratado de cooperação técnica e econômica aprofundando as relações entre as instituições das duas cidades. Nesta quinta-feira, 08, além dos dois encontros, Arthur Virgílio Neto esteve reunido com o presidente da Federação Suíça de Futebol, Peter Gilliéron.

A viagem de Arthur à Suíça serviu para convidar turistas desse país a visitar Manaus durante e depois da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™, além de atrair investimentos para a cidade. A seleção suíça enfrenta a de Honduras no dia 25 de junho, na Arena da Amazônia Vivaldo Lima.

Arthur se reuniu com o prefeito de Berna por aproximadamente duas horas. Alexander, que também é parlamentar federal, queria se inteirar de como a cidade está se preparando para a Copa e disse que tem muito interesse em conhecer Manaus. “Não sei se vou durante a Copa ou depois, mas tenho muito interesse em conhecer a cidade. Sei que os suíços que forem a Manaus não vão se arrepender”.

Berna foi uma das sedes da Eurocopa de 2008 e o prefeito Alexander alertou Arthur sobre alguns problemas que ocorrem em grandes eventos. “Houve depredação do patrimônio público por parte de torcedores locais e estrangeiros e isso é algo que Manaus deve se preocupar. É preciso fiscalização e conscientização”, declarou, brincando que no período da Eurocopa em Berna foram vendidos oito milhões de litros de cerveja na cidade e que “é difícil controlar a alegria das pessoas”.

Depois da conversa, Arthur disse que ficou impressionado com o homem público exemplar que é o prefeito de Berna, que vai trabalhar três vezes por semana usando uma bicicleta elétrica como meio de transporte. “Ele está no cargo há 12 anos e ajudou a reduzir a criminalidade na cidade e a melhorar o transporte urbano. Como exemplo de gestor público e cidadão, vai ao trabalho de bicicleta. Tenho muita vontade de estruturar Manaus, com ciclovias e ciclofaixas para que nós, manauaras, possamos fazer algo semelhante em breve”, declarou o prefeito.

Atualmente, a Prefeitura de Manaus desenvolve projeto de uma ciclovia ligando o Boulevard Álvaro Maia a Ponta Negra.

A comitiva de Manaus visitou, na manhã desta quinta-feira, a sede da Federação Suíça de Futebol. O prefeito foi recebido pelo presidente Peter Gilliéron e pelo secretário geral da entidade, Alex Miescher. A prefeitura se colocou à disposição da Federação nas questões de logísticas na cidade e aproveitou para pedir que a entidade incentive os suíços a visitarem Manaus.

Peter Gilliéron comentou sobre a polêmica em torno do possível calor durante os jogos em Manaus, mas se colocou ao lado da cidade. O técnico suíço também reclamou depois do sorteio dos grupos, quando um dos jogos da primeira fase do time dele caiu em Manaus. Segundo Peter Gilliéron, futebol é competitivo e a seleção dele deve estar pronta para jogar em qualquer situação. Ele lembrou que a Suíça já empatou com o Brasil, em São Paulo, e já perdeu outros jogos em casa, mesmo sob frio intenso.

A Embaixada do Brasil na Suíça organizou, na quarta-feira, 07, uma rodada de negócios com a participação do prefeito de Manaus, na sede da entidade. Na ocasião foram apresentados vários projetos que podem ser desenvolvidos na cidade. O prefeito Arthur Virgílio Neto também ouviu questionamentos sobre a estrutura de logística da cidade, sobre a Zona Franca de Manaus e sobre outros incentivos que podem receber na capital do Amazonas.

Segundo a arquiteta Denise Cruz, que trabalha com grandes estruturas móveis de madeira, é possível fazer uma grande cooperação técnica entre a empresa dela e outras do Amazonas. “Podemos levar uma escola que ensine a nossa tecnologia de desenvolvimento de madeira e projetos em grande escala para Manaus. E também temos interesse na madeira certificada da região Amazônica, que tem grande valor agregado na Europa”, declarou.

Empresário do ramo de relógios, Kamber Christian já montou fábricas de relógios no Polo Industrial de Manaus (PIM), na década de 1970, e tem interesse em voltar a investir na região. “Estamos procurando parceiros em todo o mundo para investir em produtos desenvolvidos na Suíça, que é líder no segmento relojoeiro, e Manaus é um grande porto por conta da comercialização para o Brasil e da Zona Franca”, declarou.

O prefeito se comprometeu em mediar as demandas das empresas europeias com as locais e articulou, com o conselheiro da área econômica da Embaixada na Suíça, César Leite, a realização de um grande seminário sobre a Zona Franca e Manaus, no mês de novembro. “Observei que há grande interesse de empresários europeus em investir em Manaus e na região Amazônica. Temos potencial na indústria de transformação no Polo Industrial, mas também no turismo, na área de fármacos e outros. Vou convidar setores do Governo do Estado e Federal, além de representantes da Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus) para discutirmos isso mais profundamente”, declarou o prefeito de Manaus.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS