Prefeito prestigia homenagem do TCE em memória de seu pai Arthur Virgílio Filho

Facebook
Twitter
WhatsApp

Dezessete personalidades foram homenageadas nesta sexta-feira, 9, com a entrega da medalha “Colar do Mérito de Contas”. A homenagem faz parte das comemorações pelos 65 anos da Corte de Contas do Amazonas e foi preparada pelo Tribunal de Contas do Estado do Estado (TCE-AM).

As personalidades foram lembradas por terem prestado relevantes serviços vinculados ao cumprimento do interesse público. O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, prestigiou o evento que teve entre os 17 agraciados, seu falecido pai, o ex-senador Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Filho, nascido em 12 de fevereiro de 1921, na capital amazonense, filho do desembargador Arthur Vira Conceição do Carmo Ribeiro.
AP - HOMENAGEM ARTHUR NETO TCE (4)-2
“Estou aqui como filho, pela generosidade do conselheiro Mário Mello, que indicou o nome do meu para ser um dos agraciados, num ato de muita generosidade. Eu poderia falar da coerência política, dos projetos que trouxe para o Estado, mas falo aqui de um único feito: ele foi o criador da Universidade Federal do Amazonas (Ufam)”, disse o prefeito emocionado.

A homenagem foi recebida pelo deputado federal (PSDB) Arthur Virgílio Bisneto, neto do homenageado. “Nós estamos muito honrados, meu avó foi uma figura que teve uma passagem pela política muito bonita, interrompida infelizmente na ditadura por sua convicção de não apoiar aquele regime. Ficamos felizes por ele continuar a ser lembrado, sempre de forma tão bonita”, destacou.

Cada conselheiro sugeriu em média dois nomes, que foram aprovados em reunião do colegiado. A escolha tomou como base as realizações e os méritos desses cidadãos, que merecem, segundo o Tribunal Pleno, um especial reconhecimento da corte de Contas.

Também foram agraciados os ministros do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas Nascimento e Walton Alencar Rodrigues; o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio de Mello; o empresário Antônio Silva, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam); o advogado Júlio Antônio Lopes; o desembargador Lupercino de Sá; o deputado federal Átila Lins (PSD); o promotor de Justiça e ex-procurador-geral Francisco Cruz; a reitora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Márcia Perales; o senador e ex-governador Omar Aziz (PSD); a jornalista Cristina Calderaro; o empresário Cassiano Cirilo Anunciação; o conselheiro aposentado Raimundo Michiles; e in memoriam Maria do Socorro Dutra, Plínio Ramos Coelho e Josué Cláudio de Souza, cujas homenagens foram recebidas pelos familiares.

A programação festiva continua até o dia 16 de outubro, com a premiação dos vencedores dos concursos de redação e de artigos científicos, promovidos pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), respectivamente, além do lançamento do “Livro Histórico dos 65 anos da Corte”, escrito pela historiadora e jornalista Etelvina Garcia, bem como uma exposição videográfica sobre os 65 anos do TCE-AM.

Na trajetória da instituição, o atual presidente da Corte de Contas, Josué Cláudio de Souza Filho, destaca a modernização dos julgamentos. “Nos últimos 15 anos o Tribunal se preparou para se tornar moderno e transparente, saindo do papel e informatizando seus processos. Isso nos permitiu mais celeridade no julgamento, tanto que não temos nenhum processo de aposentadoria do ano passado, são todos processos novos”, finalizou.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS