Prefeito lança programa para capacitar presos e egressos do sistema penitenciário

A Prefeitura de Manaus, em parceria com o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM), lançou, nesta segunda-feira, 30, o programa “De bem com a vida”. A cerimônia foi realizada na sede do tribunal, que fica no bairro Aleixo, na zona Centro-Sul de Manaus. A proposta é capacitar presos e egressos do sistema penitenciário com cursos profissionalizantes.

AP - 30-03-15 Assinatura do Programa de bem com a vida no TJ - AM (5)

O prefeito Arthur Virgílio Neto e a presidente do TJ-AM, desembargadora Graça Figueiredo, assinaram o Termo de Cooperação Técnica (TCT) para viabilizar o programa, criado ainda em 2010 pela Lei Municipal nº 1.428, mas que só foi regulamentado no ano passado.

De acordo com o prefeito, o objetivo é ressocializar e dar nova oportunidade aqueles que já pagaram pelos seus erros perante a Justiça. “Essas pessoas, ao meu ver, só possuem duas alternativas: ou acabam reincidindo no crime ou procuram trabalho e honram as pessoas que neles depositaram confiança”, destacou. Ele ressaltou ainda outras parcerias de cunho social firmadas com o Tribunal de Justiça, como a voltada para o cumprimento de penas alternativas de educação no trânsito para os condutores que cometerem crimes de trânsito.

As aulas devem começar no mês de maio e, até o final deste ano, a meta do programa “De bem com a vida” é formar, ao menos, 100 presos dos regimes semiaberto e aberto, além de cumpridores de medidas alternativas e egressos do sistema penitenciário, nos cursos de instalador elétrico, almoxarife, auxiliar de cabeleireiro e de cozinha, entre outros.

AP - 30-03-15 Assinatura do Programa de bem com a vida no TJ - AM (8)

“Segundo dados estatísticos, apenas 30% dos presos colocados em liberdade não voltam para vida do crime. Esse programa vem para aumentar esse índice, oferecendo uma nova oportunidade e dando mais credibilidade no convívio social dessas pessoas. Vamos promover pesquisas e palestras junto aos empresários da nossa cidade, fortalecendo essa parceria e buscando as carências de mão de obra para investir em nossos cursos”, explicou o secretário municipal de Trabalho, Emprego e Desenvolvimento (Semtrad), David Reis.

Na prática, o programa da prefeitura vai somar-se ao projeto “Começar de novo”, que já funciona no Fórum Henoch Reis e também é voltado para a reinserção de ex-presidiários no mercado de trabalho. “Todos nós sabemos da dificuldade de se ter emprego disponível para todo cidadão, imagine então para aquelas pessoas que cumpriram pena e precisam se reinserir no mercado de trabalho. Por isso, essa é uma parceria muito importante, porque é uma chance que se oferece para que possam recomeçar e não voltar a cometer crimes”, concluiu a desembargadora Graça Figueiredo.

PORTAL DO AMAZONAS.COM

REDAÇÃO- (92) 3877-4539 contato@portaldoamazonas.com / socorromaia@portaldoamazonas.com/danielmanauara@portaldoamazonas.com

Related Articles

Check Also

Close
Close