O Dia ‘D’ da Campanha de Vacinação contra a Gripe em Manaus começou cedo em 929 postos espalhados em supermercados, escolas, igrejas, feiras, terminais de ônibus, centros de convivência, Unidades Básicas de Saúde e até mesmo pequenos comércios locais em toda a capital. Desde o último dia 27 de abril, quando a pré-campanha teve início, até a manhã de sábado, mais de 66 mil pessoas do grupo prioritário de vacinação já estavam imunes à Influenza.
“Nós nos antecipamos à campanha e, antes mesmo do Dia ‘D’, nós já tínhamos atingido quase 17% do público alvo da campanha. Isso é muito bom pois nos deixa bem adiantados em relação à meta total de vacinação que é de 80% do público-alvo”, avaliou o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, durante a abertura oficial da Campanha de Vacinação contra a Gripe, realizada na manhã deste sábado, 9, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Balbina Mestrinha, no bairro Cidade Nova, zona Norte.
Este ano foram disponibilizadas 400 mil doses da vacina para um público-alvo de aproximadamente 394 mil pessoas, entre idosas – com 60 anos ou mais de idade; trabalhadores de saúde; indígenas; crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade; as gestantes e até 45 dias após o parto; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; além da população do sistema prisional.
Em 2014, Manaus foi a primeira a alcançar a meta e seguiu com a vacinação totalizando 95,7% do público-alvo imunizado, ou seja, mais de 374 mil pessoas alcançadas. “O importante é que a gente atinja mais de 80% desse universo. Hoje, na abertura oficial estamos infelizmente com um fluxo um pouco menor por conta da forte chuva desta manhã, mas é fundamental que as crianças, idosos e demais pessoas do grupo prioritário compareçam em um dos 929 postos de vacinação ainda este sábado”, convocou o prefeito.
O secretário municipal de Saúde Homero de Miranda Leão Neto ressaltou que mais de 4,5 mil servidores da saúde estarão envolvidos na campanha deste sábado, porém a vacinação continua nas unidades de saúde. “Após o dia ‘D’ os trabalhos continuam com 171 unidades de saúde permanecendo até o dia 22 de maio realizando a vacinação do grupo prioritário”.
Para quem sente na rotina as vantagens da imunização, a oportunidade de renovar a dose tem espaço certo na agenda de compromissos. “Desde quando iniciaram aplicar essa vacina venho todos os anos e, a partir da primeira vez, eu nunca mais soube o que foi gripe na minha vida. Lá em casa, eu e minha esposa tomamos essa vacina todos os anos e já vimos os benefícios”, contou Manoel de Paula Fernandes, 72, aposentado, residente na rua 19, do Cidade Nova. Para ele, a divulgação da campanha é um ponto forte no combate à doença. “Essa semana eu vi na TV e comentei com minha esposa. Ela veio na frente e eu vim hoje, garantir a minha”, finalizou.