O prefeito de Manaus, David Almeida, reforçou seu compromisso com a dignidade e qualidade de vida da população ao entregar, nesta terça-feira, 15/4, as primeiras casas reformadas pelo programa “Casa Manauara”, no bairro Morro da Liberdade, zona Sul da capital. A ação marca o início de uma nova fase de transformações sociais na região, com a entrega de seis residências revitalizadas para famílias em situação de vulnerabilidade.
“Onde fazemos a regularização fundiária, a gente entra para entregar, para melhorar a vida das pessoas. Uma das moradoras estava falando que um mês ela tentava guardar dinheiro para comprar uma tinta, não conseguia, no outro para comprar fio e não conseguia. E o ‘Casa Manauara’ é isso, ela já tinha a casa dela e a gente vem cuidar, dar uma melhorada, ajeitar o telhado, ajeitar o forro, dar uma pintada, melhorar o banheiro e dar uma melhor dignidade”, destacou o prefeito David Almeida, ao conversar com os moradores durante a visita às residências.

Coordenado pela Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf), o programa “Casa Manauara” já revitalizou mais de 300 unidades habitacionais em diferentes zonas da cidade. As reformas incluem troca de telhado, forro, pintura, revestimentos, substituição de portas e janelas, além da readequação das redes elétrica e hidráulica.
“Mais uma moradora sendo contemplada. Mais uma casa sendo reerguida, mais um cidadão tendo a sua dignidade restaurada. Esse é o programa que tem avançado muito. A gente está, nesse momento, também no Rio Piorini. São cerca de 80 casas já feitas nos últimos 40 dias. E agora vamos entrar com intensidade aqui no Morro, a partir de agora. O prefeito está na primeira residência, temos mais cinco para entregar hoje. E, no mês de julho, a gente faz a entrega dos registros de imóveis, o título definitivo”, explicou o secretário da Semhaf, Jesus Alves.

Entre as beneficiadas está a moradora Valdinéia Sousa de Lima, de 80 anos, conhecida como dona Neca, que vive no Morro da Liberdade há seis décadas. Emocionada, ela agradeceu pela transformação em sua casa. “Essa reforma chegou em uma boa hora e eu estou muito feliz, porque eu já disse, né, que a gente pegava o dinheiro para comprar material de construção para reformar, mas surgia algum imprevisto e aí não dava. E graças a Deus, Deus mandou esse homem em boa hora para a gente. Eu tenho fé em Deus que ele vai ser muito feliz ainda e vai ajudar mais gente no Morro da Liberdade. Em todos os cantos que ele entra, ele ajuda as pessoas”.

Descentralização
Mais cedo, o programa também contemplou 12 famílias na comunidade Rio Piorini, na zona Norte. As entregas fazem parte da estratégia de descentralização das ações, com obras simultâneas em bairros onde a prefeitura executa o programa “Manaus Legal”, de regularização fundiária.
Com iniciativas como essa, a gestão David Almeida segue promovendo justiça social, urbanismo humanizado e respeito à história das famílias que constroem a cidade.
