Policiais militares bilíngues fazem patrulhamento em regiões turísticas de Manaus

Regiões que concentram o fluxo turístico de Manaus recebem patrulhamento especializado das equipes da Companhia de Policiamento Turístico (Politur), da Polícia Militar do Amazonas. Caracterizados pelo tradicional boné e brasão azul, os policiais bilíngues atuam nos circuitos mais populares entre os visitantes, como o Largo São Sebastião, praça que abriga o símbolo máximo da cultura do estado, o Teatro Amazonas, no Centro Histórico de Manaus.

Além do Teatro Amazonas, a Politur está presente no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, na zona oeste, e no Centro, área histórica da capital amazonense que concentra prédios históricos como o Mercado Municipal Adolpho Lisboa.

O patrulhamento ocorre com o objetivo de prevenir turistas contra ações de infratores, além de auxiliar estas pessoas com informações essenciais para que possam desfrutar de uma visita segura ao estado.

O comandante da Politur, capitão Jorge Barreto, explica como é realizado o atendimento especializado aos turistas. “Atuamos em casos de crimes ocorridos contra turistas, pois quando sofrem algum tipo de infração e pela condição de estarem em trânsito na região, precisam de um atendimento especializado para restabelecer ou amenizar as consequências do crime, para que possam aproveitar o restante dos dias na região”, explicou.

FOTO: Divulgação/SSP-AM

Treinamento – A Companhia de Policiamento Turístico presta todo o apoio necessário ao turista local ou estrangeiro em solo amazonense. No caso dos visitantes oriundos de outros países, a unidade possui policiais capazes de realizar atendimentos em outros idiomas.

Inclusive, ter formação em outro idioma é uma exigência para que o policial atue na Politur. Também é preciso que o militar seja aprovado em um exame interno de verificação do conhecimento no referido idioma.

Os policiais ainda passam por um treinamento de relação interpessoal voltada ao turismo para então ser efetivado na companhia especializada. Estes cursos têm duração de 10 a 20 dias e são realizados no complexo do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM).

Todo este processo foi realizado e finalizado pelos 23 policiais que formam o atual efetivo da Politur. Cada um deles tem domínio de algum idioma, sendo o inglês, espanhol, francês e japonês as línguas majoritárias.

FOTO: Divulgação/SSP-AM

Policiamento especializado – Já são quase três décadas desse patrulhamento especializado desempenhado em Manaus. A Companhia de Policiamento Turístico foi criada no ano de 1993, devido à necessidade de atendimento especializado aos turistas de outros estados e nações que visitavam a região.

Essa patrulha treinada e habilitada é imprescindível, pois a condição de turista possui características próprias e específicas que os tornam vulneráveis quanto à preservação da própria segurança.

A Politur opera ao lado da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), com o objetivo de prevenir os turistas contra possíveis danos durante sua estadia no estado, além da troca de conhecimento durante os treinamentos que ocorrem anualmente sobre turismo e legislação turística.

Turistas locais ou estrangeiros podem entrar em contato com a equipe de Politur através do número (92) 98842-1769.

Related Articles

Close