Pirarucurta 2020 premia as melhores produções audiovisuais de universitários do Amazonas

Cenário audiovisual amazonense conheceu os vencedores do Festival Audiovisual Universitário da Faculdade Martha Falcão.

Manaus-AM conheceu nesta quinta-feira (19), os vencedores das melhores produções audiovisuais de universitários do Amazonas. Em segunda edição e no formato drive-in devido à pandemia do novo coronavírus, o Pirarucurta – Festival Audiovisual Universitário, da Faculdade Martha Falcão, realizou a noite de premiação no Studio 5 – Centro de Convenções.
O público do evento pode prestigiar um show com a temática da série Stranger Things, em uma vibe rock n’ roll. Na sequência, os apresentadores do festival, os alunos Eduardo Brasil e Vinicius Costa, comandaram o palco e exibiram com maestria os vencedores de cada categoria. 
Entre os ganhadores da noite, o estudante de jornalismo da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Vinicius Bastos, levou o prêmio de Melhor Edição em Obra de Não-Ficção com o curta ‘Esquecidos Sobre as Palafitas’. O vencedor destacou a importância de todos as pessoas que trabalham com audiovisual no Norte terem essa visibilidade que o festival traz. “Passamos por algumas dificuldades, principalmente em um ano tão atípico como 2020, houve a pandemia do novo coronavírus e as coisa tiveram uma dificuldade ainda maior. Fazer audiovisual em Manaus é algo complicado, mas a gente venceu todas as adversidades e estamos muito feliz”, disse Bastos.
Ao todo, o festival premiou os melhores curtas-metragens em treze categorias. De acordo com a coordenadora geral do Pirarucurta 2020, professora Beatriz Goes, a edição deste ano teve 102 trabalhos inscritos nas mostras competitiva e não competitiva. “Houve um crescimento de submissões de curtas-metragens para a seleção das mostras. Na Mostra Competitiva, tivemos uma grande participação de mais de 30 cidades de fora do estado do Amazonas, o que demonstra a importância e visibilidade que o Pirarucurta tem no espaço audiovisual”, destacou a professora.
Promovido pelos cursos de Comunicação Social da Faculdade Martha Falcão, o Pirarucurta tem como propósito enfatizar o debate em torno da cultura amazônica, por meio da exibição de curtas-metragens autorais feitos por estudantes de graduação do Amazonas. Neste ano, foram aceitas produções feitas entre 2018 e 2020.
Os ganhadores do Pirarucurta 20202 podem ser conferidos no Instagram @pirarucurta.
Não pira, só curta!
Via: Agência Experimental Falcon – Texto:Douglas Duarte – especial para redação portalfalcon.com
Edição: Vanessa Sena

PORTAL DO AMAZONAS.COM

Redação (92) 3877-4539 contato@portaldoamazonas.com / socorromaia@portaldoamazonas.com/
Close