PESQUISA PROJETA MAIS DE 1 MILHÃO DE VOTOS PARA A CHAPA WILSON LIMA E SEU VICE TADEU DE SOUZA

Facebook
Twitter
WhatsApp

MANAUS – Na sexta-feira (16.10), o Instituto Pontual divulgou nova pesquisa, para a disputa ao governo do Estado do Amazonas, mostrando que em apenas duas semanas de campanha a chapa à reeleição ao Governo do Amazonas, Wilson Lima/Tadeu de Souza (União Brasil / Avante), dispararam na intensão de voto, ampliando em praticamente 50% a quantidade de votos conquistados no primeiro turno.

O levantamento da Pontual demonstra que o governador Wilson Lima tem 58% dos votos válidos, contra 42% de Eduardo Braga (MDB). Então, vamos lá: Analisando os números de votos apurados nas urnas do Amazonas e divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), considerando que os votos válidos somaram 1,912 milhão de votos no primeiro turno no Amazonas, matematicamente, isso significa que, Wilson chega, agora, pelos números apresentados pela pesquisa Pontual, a 1,108 milhão de votos, contra 819.784 votos que ele obteve no primeiro turno. Braga conseguiu chegar no segundo turno com cerca da metade do desempenho de Lima, com 401.817 votos.

David Almeida é presidente Estadual do Avante e padrinho político de Tadeu de Souza, candidato a vice de Wilson Lima, a fusão do atual Governador do Estado do Amazonas e do Prefeito de Manaus, chegou no segundo turno com um exército de parlamentares eleitos, fortes e combativos, com um único foco, reeleger Wilson Lima. Em 2023 O Avante de David Almeida terá a segunda maior bancada na Assembleia Legislativa do Estado.

Em horários após o expediente de trabalho, o presidente do avante é o principal cabo eleitoral da chapa Wilson e Tadeu, no comando de comícios, reuniões com eleitores, apoiadores e até mesmo em lives, o Prefeito David Almeida pede apoio da população de Manaus e do Amazonas, para manter Eduardo Braga representando o estado lá, em Brasília, para que ele conclua o mandato de senador o qual ele foi eleito em 2018.

Por outro lado, Braga tem seguido um caminho nebuloso, com uma campanha pesada, tom agressivo e pouco pacífico, o que vem dificultando um melhor desempenho. Observamos que até o dia 06.10, Eduardo seguia capitalizando votos da oposição. No entanto, ao iniciar os programas eleitorais, ele partiu para o ataque, conscidentemente, exatamente no período em que foi realizada a pesquisa.

Jogando com os números da Pontual, se Eduardo Braga não colocar a bola no meio do campo e reiniciar o jogo, apresentando propostas e correndo em busca dos votos dos indecisos, teremos uma fortíssima possibilidade na atual situação de seguramente, uma consagrada vitória de Wilson nas urnas no pleito do próximo dia 30 de outubro.

A pesquisa ouviu 1.996 pessoas, as entrevistas foram realizadas entre os dias 8 e 10 de outubro, e registrada na justiça eleitoral com o  N° AM 03082/2022, o levantamento foi feito de forma presencial com formulário previamente validado, correspondendo à margem de erro máxima de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%. De acordo com o Instituto as coletas obedeceram aos cálculos de amostragem determinado para os municípios e a capital.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

AMAZONAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS