Um filhote de peixe-boi chegou no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), na quarta-feira (30), para tratamento após ser resgatado na Comunidade Nossa Senhora do Carmo, situada no município de Itapiranga, distante 227km de Manaus. Segundo os veterinários do instituto, o estado de saúde do animal é grave.
O filhote foi encontrado por um pescador no domingo (27). O homem tentou levar o animal para um local mais profundo do rio, para um possível contato com a mãe, mas o animal ficou só e ele resolveu acionar o órgão.
Para chegar à capital, o peixe-boi passou por uma viagem de 30 minutos de barco e mais 4h de carro. É uma fêmea, recém-nascida, que mede 86 centímetros e pesa 8,5kg. De acordo com o órgão, o animal tinha marcas de mordida de piranha em uma das nadadeiras e está muito debilitado.
Batizado de ‘Princesa’ pela família que fez o resgate, o filhote passará por processo de reabilitação com adaptação ao tanque e à mamadeira. Os primeiros 15 dias de tratamento são considerados críticos. De acordo com o Inpa, este é o sexto resgate de filhotes de peixe-boi realizado somente neste ano.