Participantes do 1º Fórum de Cidades Amazônicas podem garantir mudas em projeto sustentável

Facebook
Twitter
WhatsApp

 

Manaus será sede do 1º Fórum de Cidades Amazônicas, que irá abordar nos próximos dias 5 e 6/9 práticas sustentáveis intermediadas entre o poder público, especialistas e a sociedade civil. Além das palestras, entre as iniciativas de interação com o público, o evento irá contar com um moderno equipamento para recolher o material reciclável que for entregue pelos participantes. E como forma de agradecimento e conscientização, a Prefeitura de Manaus irá doar mudas de planta para quem contribuir com proposta.

“Será mais uma forma eficaz de mostrar para a cidade, que é possível unir conceitos de preservação e desenvolvimento urbano”, destacou o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, que será anfitrião do evento, que conta com a parceria da Fundação Konrad Adenauer e o Iclei – Governos Locais pela Sustentabilidade.

O prefeito também destacou que o fórum acontece na mesma data em que se celebra o Dia da Amazônia, 5 de setembro, criado para conscientizar as pessoas sobre a importância da maior floresta tropical do mundo e da sua biodiversidade para o planeta. “O mundo se voltou para a Amazônia nos últimos dias e, como capital da floresta, Manaus não poderia deixar de encabeçar esse debate sobre a preservação. Diversas agendas governamentais e não governamentais têm sido criadas acerca do tema e nós temos muito a contribuir”, reforçou Arthur Neto.

Durante o evento, será elaborado o “Manifesto de Cidades Amazônicas” para apresentar de forma propositiva ações viáveis de desenvolvimento sustentável, às vésperas da 25ª Conferência Mundial do Clima, a COP 25, que acontece em dezembro deste ano, na cidade de Santiago do Chile.

Conscientização

A máquina para recolhimento do material reciclável, como garrafas PET e latas, estará nas dependências do Pavilhão Princesa Isabel, no Centro Histórico de Manaus, onde serão realizados os debates abertos ao público. Segundo o titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Antonio Nelson, como forma de crédito para quem contribuir com a iniciativa será entregue uma muda de planta para o participante.

“Nosso intuito é fazer com que as discussões gerem atos concretos. Agregar a prática da reciclagem nesse evento é mostrar que Manaus está preocupada com o futuro da Amazônia”, ressaltou o secretário da Semmas. “Durante dois dias, grandes representantes do bioma que corresponde ao território da América do Sul estarão conosco para debater sobre a questão ambiental, investimentos e operações saudáveis em defesa da Amazônia”, concluiu Antônio Nelson.

As vagas para participação no 1º Fórum de Cidades Amazônicas são limitadas e as inscrições podem ser feitas por meio do site da Semmas, no semmas.manaus.am.gov.br.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS