Parlamento comemora, nesta terça-feira, 101 anos do 1º BIS com homenagem ao NPOR

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizará, nesta terça-feira (23), às 10h, uma Sessão Especial de Homenagem ao Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva do 1º Batalhão de Infantaria de Selva Aeromóvel (NPOR/1º BIS) do Exército Brasileiro. A solenidade abre as comemorações do 101º Aniversário do 1º BIS (AMV) que completa 101 anos de existência nesta terça-feira.

838

A homenagem atende a um requerimento do presidente do Parlamento,  deputado Josué Neto (PSD), aprovado em plenário pela maioria dos parlamentares. O evento será realizado no plenário Ruy Araújo com a presença de autoridades civis e militares.

O NPOR do 1º BIS (AMV), criado em 1942, é uma unidade do Exército destinada a formar aspirantes a oficiais da reserva, para o quadro de oficiais temporários do Exército. O objetivo é aumentar a participação de profissionais com ensino superior em áreas específicas no quadro militar especial. Por conta disso, para ingressar no NPOR é necessário ter concluído ou estar cursando nível superior.  No caso do NPOR do 1º Bis, o foco é preparar oficiais para atuar em pelotões especiais nas organizações militares da Amazônia Ocidental, principalmente para proteção das áreas de fronteira, combatendo por exemplo, o garimpo irregular, e o tráfico de animais e de drogas.

Para o presidente Josué Neto, o 1º BIS e o NPOR cumprem um importante papel em todo o território amazonense com ações de defesa das fronteiras e auxílio as comunidades ribeirinhas, principalmente nos períodos de cheia e seca dos rios. Atualmente o 1º Bis é reconhecido como um dos melhores batalhões de operações táticas de apoio do mundo, o que o tornou referência para as forças armadas de outros países.

PORTAL DO AMAZONAS.COM

Redação (92) 3877-4538 contato@portaldoamazonas.com

Related Articles

Check Also

Close
Close