Atendendo à solicitação do primeiro cardeal da Amazônia, Leonardo Ulrich Steiner, o Papa Francisco nomeou o Padre Hudson Ribeiro como o novo bispo auxiliar para a arquidiocese de Manaus (AM), o anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira (08.11.23), em uma coletiva para imprensa. Padre Hudson é atualmente pároco da catedral e diretor geral da Faculdade Católica do Amazonas. Ele será titular de “Macri” e auxiliar na arquidiocese de Manaus.
A Presidência da CNBB saudou o bispo eleito.
Saudação ao monsenhor Joaquim Hudson de Souza Ribeiro
Estimado monsenhor Joaquim Hudson de Souza Ribeiro,
Unimo-nos ao cardeal Leonardo Steiner acolhendo-te como novo bispo para a Igreja no Brasil. Estimamos que tenhas um frutuoso ministério na Arquidiocese de Manaus.
Na realidade Amazônica, que inspira e vive a Igreja Missionária, possa um trecho da Exortação Apostólica C’est la Confiance iluminar seu ministério episcopal:
“[…] numa Igreja missionária, ‘o anúncio concentra-se no essencial, no que é mais belo, mais importante, mais atraente e, ao mesmo tempo, mais necessário. A proposta acaba simplificada, sem com isso perder profundidade e verdade, e assim se torna mais convincente e radiosa’. O núcleo luminoso é ‘a beleza do amor salvífico de Deus manifestado em Jesus Cristo morto e ressuscitado’”.
Em Cristo, sob a intercessão de São José e de Nossa Senhora Aparecida,
Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Presidente da CNBBDom João Justino de Medeiros da Silva
Arcebispo de Goiânia (GO)
1º Vice- Presidente da CNBBDom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
Arcebispo de Olinda e Recife (PE)
2º Vice-Presidente da CNBBDom Ricardo Hoepers
Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília (DF)
Secretário-Geral da CNBB
Padre Hudson Ribeiro é graduado em Filosofia, Teologia e Psicologia, tem especialização em Psicologia Clínica, em Terapia Familiar, em Mediação Familiar e em Cooperação Internacional, além de mestrado em Educação, doutorado em Ciências e pós-doutorado em Psicologia.
Atualmente é diretor da Faculdade Católica do Amazonas e professor na Universidade do Estado do Amazonas, na Universidade Federal do Amazonas e na Faculdade Salesiana Dom Bosco. Participa de grupos de Pesquisa em Ciências da Saúde e Humanidades, na Rede de Proteção e Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes.
A ordenação episcopal está prevista para a primeira semana de fevereiro de 2024.