Palestra de prevenção ao câncer do colo do útero marca Semana da Mulher no HPS 28 de Agosto

Facebook
Twitter
WhatsApp
FOTOS: Arthur Castro e Michel Mello/Secom

O Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, unidade da Secretaria de Saúde do Estado do Amazonas (SES-AM), marca a semana das mulheres com a conscientização sobre o câncer do colo do útero. Como parte da campanha “Março Lilás”, a unidade realiza palestra informativa e especial sobre o assunto para as servidoras. O evento será realizado no Hall do hospital, na quinta-feira (09/03), às 15h, com a coordenação do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do hospital.

O mês de março é amplamente reconhecido como o período de conscientização sobre a saúde da mulher e, em particular, sobre uma doença que tem aumentado significativamente nos últimos anos: o câncer do colo do útero. Para contribuir com essa causa, a direção do HPS 28 de Agosto organiza a palestra “Prevenção do Câncer do Colo do Útero, Cuidado e Qualidade em Saúde da Mulher”, que reunirá as colaboradoras da unidade.

FOTOS: Divulgação/ SES-AM

O tema será conduzido pelo educador físico Henrique Barbieri, pós-graduado em Psicologia do Esporte, e atua diretamente na área da saúde através do segmento, trazendo para as mulheres informações de prevenção à doença, a partir de cuidados e melhor qualidade de vida por meio do esporte. Representante da empresa Saber é Saúde, o profissional atua há oito anos com palestras direcionadas à saúde tendo como base a medicina ocupacional.

“Somos uma unidade de urgência e emergência, e como não podemos parar e orientar todo mundo, vamos tornar as nossas colaboradoras multiplicadoras das informações, junto a pacientes em seus leitos, família e amigas. O formato da palestra é diferenciado, já que o esporte é conhecido por proporcionar uma melhor qualidade de vida, e nós mulheres precisamos nos prevenir de doenças como o câncer do colo do útero. E se existe uma forma de fazê-lo, vamos incentivar”, disse a diretora geral do HPS 28 de Agosto, Júlia Marques.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), em 2023 espera-se uma média de 17 mil novos casos de câncer do colo do útero no Brasil. A região Norte do país apresenta a maior incidência, com uma taxa de 20,48 casos por 100 mil mulheres.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

AMAZONAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS