Órgãos de segurança aprovam ‘Boi Manaus’ como evento totalmente seguro

Facebook
Twitter
WhatsApp
Fotos – Altemar Alcântara / CCC

Às vésperas da terceira e última noite do “Boi Manaus 2022”, a Prefeitura de Manaus, por meio do Centro de Cooperação da Cidade (CCC) e da Fundação Municipal de Turismo e Cultura (Manauscult), recebeu a aprovação dos órgãos de segurança por mais um grande evento totalmente seguro.

Por meio do monitoramento, da atuação da Guarda Municipal e demais serviços integrados, o Boi Manaus foi considerado por órgãos como a Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, como um evento totalmente seguro e voltado para a família. A segunda noite reuniu mais de 20 mil pessoas, que brincaram atrás do trio e dançaram o “dois pra lá, dois pra cá”.

De acordo com o secretário de Segurança Pública Municipal e Defesa Social (Semseg), Sérgio Fontes, o sucesso se deve à integração.

“Desde o início as pastas de segurança estão agindo de forma integrada, incluindo a segurança privada, que está sempre atenta e nos aciona quando acredita ser necessário. Dessa forma, estamos conseguindo antecipar possíveis situações que se tornariam ocorrências, garantindo a segurança de quem veio prestigiar o evento municipal”, enfatiza Fontes.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) registrou apenas uma ocorrência durante toda a noite, e o Juizado da Infância destacou a ausência de adolescentes desacompanhados por um responsável, consumindo bebidas alcoólicas, algo comum em eventos anteriores. De acordo com a Polícia Civil, em um evento de grande público como o Boi Manaus é raro não ter ocorrência, e parabenizou a Prefeitura de Manaus pela organização.

Outro grande aliado é o monitoramento, onde os órgãos operacionais e estratégicos podem observar, por meio das câmeras em tempo real, o que acontece no espaço, acionando assim os agentes de segurança estrategicamente posicionados em todo o sambódromo.

O superintendente do CCC, Sandro Diz, alerta para algo que as câmeras registraram, crianças menores de cinco anos ultrapassando o horário permitido.

“Após as 22h não é permitida a presença de crianças menores de cinco anos na festa, existe uma portaria que indica essa determinação e os nossos serviços estão aqui para cumpri-la. Pedimos aos pais que cheguem mais cedo, a partir da 19h, para que possam brincar com toda a família de forma tranquila, e avisamos também que, além do juizado, a Secretaria de Assistência também atuará na orientação de retirada do evento, após esse horário”, afirma Diz.

Os órgãos de segurança integram o colegiado do Centro Integrado de Cooperação e Controle do Município (CICC-M) e estão instalados em uma sala reservada do sambódromo com acesso total às mais de 20 câmeras de monitoramento, dentro e no entorno do espaço, garantindo que o evento continue sendo o mais seguro para todos que querem brincar de boi.

— — —

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

AMAZONAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS