Operação “CAUXI” prende membros da prefeitura de Iranduba e o prefeito está foragido

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE-AM), através do GAECO – Grupo de atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas, com o apoio da Secretaria de Segurança Pública do Estado – SSP, da Secretária Executiva Adjunta de Inteligência SEAI e da Controladoria Geral da União – CGU, deflagrou na manhã desta terça-feira (10), a operação “CAUXI”.

iranduba

O objetivo é desarticular uma organização criminosa instalada no município de Iranduba Estado do Amazonas, acusados de praticar os crimes de peculato, corrupção passiva, concussão, falsidade ideológica, fraude em licitações , lavagem de dinheiro e crime de responsabilidade.

A operação contou com a participação de mais de 10 membros e 08 técnicos do Ministério Público do Estado do Amazonas, 14 delegados e 130 agentes da polícia civil, 08 peritos do Instituto de Criminalística e 10 técnicos da Controladoria Geral da União – CGU.

Estão sendo investigados práticas de crimes em contratos de obras, serviços e aquisição de materiais estimados em mais de 56 Milhões de reais, que motivaram o bloqueio judicial dos bens dos envolvidos, visando o retorno dos valores subtraídos para os cofres públicos.

Foram decretadas as prisões preventivas do prefeito de Iranduba Xinaik Silva de Medeiros, do secretário de finanças do município Davi Queiroz, as prisões temporárias do presidente da comissão permanente de licitação Edu Corrêa de Souza, da tesoureira do fundo municipal de saúde Nadja Medeiros, ( irmã de Xinaike), do secretário de infraestrutura,André Maciel de Lima, (foragido), e a condução coercitiva de mais de 16 pessoas, incluindo funcionários públicos e empresários,além de 10 buscas e apreensões em diversos órgãos da administração municipal, residências e empresas.

Segundo o procurador-geral do Estado, Fábio Monteiro o Prefeito de Iranduba está foragido.

SOCORRO EM PAUTA ...

PORTAL DO AMAZONAS.COM

REDAÇÃO- (92) 3877-4539 contato@portaldoamazonas.com / socorromaia@portaldoamazonas.com/danielmanauara@portaldoamazonas.com

Related Articles

Check Also

Close
Close