Obras de revitalização da Manaus Moderna começam em dezembro

Requalificação Orla Manaus Moderna - 10

Até o final do primeiro semestre de 2015, um dos potenciais pontos turísticos de Manaus, a orla da Manaus Moderna, às margens do rio Negro, Centro, será entregue à cidade totalmente revitalizada. O local funciona como área de embarque e desembarque de passageiros e turistas, além de passagem para fregueses da feira mais tradicional da cidade, recebendo, em média, 5 mil pessoas por semana. A Prefeitura de Manaus já concluiu o processo licitatório da obra que terá início no mês de dezembro e está prevista para ser concluída em oito meses.

O projeto de revitalização, aprovado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pela Caixa Econômica Federal, contempla a recuperação de todo o pavimento asfáltico, a implantação de iluminação a vapor metálico que possibilita maior claridade, novo mobiliário urbano, faixas para pedestres no modelo “traffic calming” (faixas de pedestres com ponto de travessia elevado), sinalizações horizontais e verticais, restauração das calçadas com espaço mais amplo para passeio, instalação de guarda-corpo, entre outras melhorias na infraestrutura da orla.

 Além das obras de infraestrutura, novas baias de estacionamento de veículos pequenos e caminhões de carga e descarga serão criadas para organizar o trânsito de veículos e pedestres no local. Para isso, a área próxima ao rio Negro será exclusiva para carga e descarga, ficando estritamente proibido o estacionamento de veículos ou ponto de táxi. Já a parte direita, situada ao lado da feira, possuirá pontos de estacionamento e locais definidos para fazer paradas de veículos para abastecimento da feira e do Mercado Municipal Adolpho Lisboa.

Após passar por várias análises de projeto na CEF e no Iphan por se tratar de uma obra em área de tombamento, o projeto foi adequado e está apto para ser realizado.

De acordo com dados da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental, aproximadamente 5 mil pessoas utilizam o Porto da Manaus Moderna semanalmente, partindo ou chegando em 600 embarcações regionais.

O projeto de revitalização da orla da Manaus Moderna é assinado pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) em parceria com a Seminf e terá um investimento na ordem de R$ 1 milhão. A obra faz parte do projeto de requalificação do Centro Histórico de Manaus. A proposta é melhorar as condições de acessibilidade do público que utiliza os serviços disponíveis no porto e na feira e, assim, devolver à população amazonense mais um ponto turístico totalmente revitalizado.

PORTAL DO AMAZONAS.COM

Redação (92) 3877-4538 contato@portaldoamazonas.com

Related Articles

Check Also

Close
Close