Obra de recuperação de processo erosivo na orla do município de Japurá está na reta final

Facebook
Twitter
WhatsApp
Divulgação/Seinfra

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra), está na reta final para a conclusão da obra de recuperação de erosão da orla do município de Japurá (distante 744 quilômetros de Manaus), com 90% de avanço e previsão de entrega para janeiro de 2023.

Em 2021, a erosão provocou o desmoronamento de parte da principal via da cidade, a avenida Amâncio Barbosa. A obra tem investimento no valor de R$ 2,5 milhões e proporcionará a contenção do processo erosivo, a recomposição da pista da avenida Amâncio Barbosa, além de evitar a ocorrência de novos desmoronamentos nas ruas e casas situadas nas adjacências. 

Serviços

Os serviços de retirada de solo mole; corte de talude; aterro e compactação; e drenagem profunda e superficial com colocação de bueiros, tubulação, bocas de lobo, escadarias hidráulicas, meio-fio, sarjeta e hidro-semeadura dos taludes já foram todos concluídos. 

Em andamento está a construção de uma linha de rip-rap. Também estão sendo realizados serviços de colocação de tela de aço na recomposição do pavimento rígido da avenida Amâncio Barbosa, colocação de guarda-corpo e construção de passeio público.

Japurá está situada na calha do Alto Solimões e tem uma população estimada em 2.251 habitantes, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referentes a 2020.

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

AMAZONAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS