Núcleo de Inteligência em Gestão inicia atividades presenciais nas escolas estaduais

Com foco na melhoria de indicadores da rede, atividade acontece simultaneamente nas escolas das sete coordenadorias distritais de Educação

Secretaria de Estado de Educação e Desporto está promovendo, até a segunda-feira (27/09), os “Painéis Gerenciais” nas escolas estaduais de Manaus e de outros nove municípios. Os encontros marcam o início das atividades presenciais nas unidades de ensino do Núcleo de Inteligência em Gestão, criado para desenvolver estratégias voltadas para a Gestão Educacional.

Os encontros têm pautas voltadas para a apresentação de resultados, obtidos por meio de indicadores prioritários definidos pela Secretaria de Educação. Nos painéis, serão traçadas estratégias de ensino que possibilitem a melhoria da aprendizagem dos estudantes.

A atividade acontece simultaneamente nas sete coordenadorias distritais de Educação (CDEs), buscando atingir as 229 escolas da rede estadual em Manaus, e em unidades dos 61 municípios do interior.

A secretária de Estado de Educação, Kuka Chaves, ressaltou que os encontros envolvem tanto gestores quanto professores e demais trabalhadores da educação. “Este espaço é para todos. Todos podem contribuir para construir o caminho a ser seguido a partir de agora em cada escola. É assim que vamos conseguir alinhar as metas e ter resultados”.

Os resultados apresentados nos painéis são advindos das respostas coletadas pelos assessores de Gestão Educacional, por meio de formulários diagnósticos que foram aplicados anteriormente.

“O objetivo é que, com estes encontros e a apresentação dos dados, as escolas se movimentem na direção de melhorar os resultados alcançados, a fim de conquistar 100% de resultados nos indicadores apresentados”, explica Jane Bete Martins Nunes da Silva, responsável pelo Núcleo de Inteligência em Gestão (NIG).

Experiência – Atualmente com 1.065 alunos matriculados, a atividade na Escola Estadual Homero de Miranda Leão contou com a participação de professores, pedagogos, merendeiras e serviços gerais. A gestora Anne Paula Silveira da Silva explica como essa experiência pode influenciar diretamente na sala de aula.

Coloque

“Hoje (22/09) acontece o primeiro painel gerencial, e as expectativas são as melhores, porque é a partir desses dados que vamos aprimorar nossas metas e renovar os nossos resultados. Vale mencionar que, além de apresentar elementos, é muito importante que ocorra a interação com os professores, pois é através destas vivências e com base nas análises que cada docente vai poder refletir e mudar as práticas pedagógicas que impactam diretamente no aprendizado dos estudantes”, explicou Anne Paula.

Com números positivos na Escola Estadual André Vidal de Araújo, os professores e pedagogos realizaram um planejamento com ações que buscam manter os bons resultados. Na unidade escolar, o assessor de gestão, Laécio da Costa conduziu a manhã de atividades.

“A gente apresentou o nosso objetivo no que tange ao acompanhamento a cada escola. Agora, junto aos participantes, nós estamos elaborando um planejamento que utiliza o diagrama de causas e efeitos, que vai manter os resultados atingidos aqui na unidade de ensino. Ressaltamos que no que cabe à secretaria, essa orientação vai acontecer de forma periódica e constante, no intuito de aplicar essas intervenções o mais rápido possível”, destacou o assessor.

Ganho – A Escola Estadual André Vidal de Araújo é uma das maiores unidades de ensino da zona norte da capital e tem, aproximadamente, 4 mil alunos matriculados. Por isso, a administradora Márcia Santos aponta o painel gerencial como ganho para as práticas docentes.

“Essa atenção dada à gestão e aos professores é ponto essencial para as nossas atividades dentro da escola. A nossa expectativa é sempre aumentar as nossas metas, trabalhar junto aos nossos protagonistas, que são os estudantes, pois assim vamos conseguir aumentar o nosso nível de aprendizado”, apontou.

Coloque

PORTAL DO AMAZONAS.COM

Redação (92) 3877-4539 contato@portaldoamazonas.com / socorromaia@portaldoamazonas.com/danielmanauara@portaldoamazonas.com

Related Articles

Close