Novos Agentes Comunitários de Saúde participam de curso de qualificação da Prefeitura de Manaus

Facebook
Twitter
WhatsApp
Fotos – Divulgação / Semsa

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), iniciou, nesta segunda-feira, 19/12, o Curso de Formação Inicial para os novos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) aprovados no concurso de 2021, realizado pela secretaria. O objetivo do curso é qualificar os ACSs enfocando os conhecimentos necessários para sua prática cotidiana. A atuação de um agente contempla a integração entre as equipes de saúde e a população atendida pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), fortalecendo as ações de promoção de saúde e prevenção de doenças.

O curso possui carga horária de 40 horas e é obrigatório, conforme a Lei nº 11.350, de outubro de 2006, e a portaria do Ministério da Saúde nº 243, de setembro de 2015.

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, explica que a formação inicial é muito importante para que os ACSs assimilem sua importância na promoção da saúde no território em que vão atuar.

“Estamos felizes com a chegada dos novos profissionais e temos certeza de que esta semana será muito produtiva. Esse curso vai demonstrar a importância social do Agente Comunitário de Saúde, um profissional que tem uma ligação estreita com a comunidade fazendo visitas domiciliares, levantando informações sobre as demandas de saúde e orientando as famílias sobre como os serviços de saúde estão estruturados na Rede de Atenção Primária à Saúde. São profissionais que vão trazer informações que vão orientar a política de saúde”, afirma. 

As atividades estão acontecendo no Centro de Convivência da Família Teonízia Lobo, no bairro Mutirão, para os profissionais que estão vinculados ao Disa Leste. Já para os dos Disas Oeste e Rural, as aulas estão sendo realizadas na Escola de Educação Profissional Padre Estelio Dalison, no bairro São Jorge.

Esta é a segunda turma a participar do curso de formação inicial. O primeiro grupo, com profissionais que irão atuar nos Disas Norte e Sul, realizou a qualificação no período de 12 a 16/12.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

AMAZONAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS