Na FCecon, cirurgiões realizam capacitação em câncer colorretal

Facebook
Twitter
WhatsApp
FOTO: Laís Pompeu/FCecon

Médicos cirurgiões oncológicos da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) participam de uma capacitação nacional sobre câncer colorretal. Nesta sexta-feira (18/11) e sábado (19/11), a unidade de saúde, que é vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), recebe o SBCO Itinerante.

O evento é um projeto de educação continuada oferecido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO). Em Manaus, a FCecon foi escolhida para receber a atividade, que oferece aulas práticas e teóricas a médicos cirurgiões oncológicos. A ação tem a participação da SBCO Regional Amazonas e o apoio da empresa Biotargeting.

O câncer colorretal está entre os cinco mais comuns tratados na FCecon. Para 2022, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima 230 novos casos da doença, no Amazonas.

Na avaliação do cirurgião oncológico da FCecon e presidente da SBCO Amazonas, Higino Felipe, o SBCO Itinerante é importante para o corpo clínico do hospital ao trazer informações e técnicas atualizadas.

“Este curso tem por objetivo a melhoria na formação do cirurgião oncológico e de especialidades no Amazonas. Queremos trazer, anualmente, cursos de formação para várias topografias do câncer”, disse Higino Felipe.

FOTO: Laís Pompeu/FCecon

Os cirurgiões oncológicos Marcos Adriano Jota e Paulo Stevanato, da diretoria nacional da SBCO, destacaram que “o objetivo principal é disseminar o melhor cuidado perioperatório em cirurgia oncológica colorretal tanto teórico, quanto prático, pelo Brasil, sendo Manaus a primeira cidade a receber o SBCO Itinerante”.

A atualização técnica em câncer colorretal conta, ainda, com os médicos cirurgiões Marcus Valadão (RJ), Caio Mancini (SP), Eduardo Linhares (RJ) e Samuel Aguiar (SP), e a nutricionista Victoria Marzagão (PR).

Os especialistas ministram, presencialmente, aulas teóricas e a realização de procedimentos voltados à capacitação e treinamento técnico dos cirurgiões oncológicos e equipe multiprofissional da FCecon. As atividades se dividem entre o auditório da Fundação e a parte prática no Centro Cirúrgico da instituição.

Além dos cirurgiões e residentes da FCecon, participam médicos de outras unidades de saúde pública e da rede particular.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

AMAZONAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS