Movimento Mundial pelo Clima em Manaus é marcado por benção e a distribuição de mudas

Trezentas mudas foram abençoadas e distribuídas na manhã do domingo, 29, pelo Arcebispo de Manaus, Dom Sérgio Castriani, durante a celebração da missa do novenário à padroeira do Amazonas, Nossa Senhora da Conceição, na Catedral de Manaus, no Centro. A celebração marcou também a realização, na capital amazonense, do Movimento Mundial pelo Clima, que acontece neste domingo, em diversas partes do planeta, como forma de chamar a atenção para a necessidade de medidas urgentes de redução de emissão de gases de efeito estufa por parte das nações que se reúnem a partir de amanhã, em Paris, na França, para a 21ª Conferência das Nações Unidas para o Clima, a COP 21.
12279093_645526088884500_6016682097274379099_n
As mudas foram doadas pela Prefeitura de Manaus e a distribuição delas foi feita em parceria com o Movimento Manaus Mais Verde, de incentivo à arborização na cidade.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Itamar de Oliveira Mar, destacou a importância da parceria com os movimentos surgidos do anseio da população em ter uma Manaus mais arborizada.

“O prefeito Arthur Virgilio Filho anunciou esta semana que 2016 será o ano da arborização em Manaus. Teremos um calendário de plantio a ser cumprido em toda a cidade, a partir deste mês de dezembro, aproveitando o período chuvoso, para intensificarmos as ações de plantio de árvores em toda a capital”, afirmou Itamar Mar.

A estratégia de arborização, elaborada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), levará mudas para 56 logradouros públicos de 35 bairros de Manaus. “Serão plantadas dez mil mudas, todas com um padrão adequado ao plantio em áreas públicas”, informou o secretário.

Segundo Itamar Mar, o apoio aos movimentos sociais de incentivo e fomento à arborização é uma das estratégias de ação da atual gestão municipal. “Nossa intenção é unir a sociedade em torno de um futuro mais verde para Manaus e para isso precisamos contar com o apoio da população, principalmente para nos ajudar a reduzir os índices de vandalismo cometido contra as mudas que são plantadas em vias públicas”, observou Itamar Mar.

Além de plantar, a prefeitura tem também a preocupação de sensibilizar ambientalmente a população, por meio de oficinas, palestras, seminários de arborização, cursos de produção de mudas, compostagem e jardinagem, realizados ao longo do ano. “Todas essas ações culminarão em 2016 com a intensificação do trabalho de arborização e o apoio dos movimentos sociais, que estabeleceram parcerias conosco”, afirmou.

A dona de casa Gracimar Oliveira ficou surpresa e agradecida pelas mudas recebidas ao término da missa. “Foi um momento mais que especial”, afirmou. Outra dona de casa, Lourdes Torres, 55, também levou para o lar uma muda ornamental. “Tenho um jardim e estou levando mais uma muda pra enfeitar minha casa”, disse.

De janeiro de 2013 a setembro deste ano, a Semmas realizou a distribuição de 283.568 mudas em todas as zonas da cidade. As mudas são produzidas atualmente no Viveiro Municipal instalado provisoriamente em área cedida pelo Instituto Federal de Educação do Amazonas (Ifam).

PORTAL DO AMAZONAS.COM

REDAÇÃO- (92) 3877-4539 contato@portaldoamazonas.com / socorromaia@portaldoamazonas.com/danielmanauara@portaldoamazonas.com

Related Articles

Check Also

Close
Close