Melo reitera apoio à classe empresarial para incentivar economia no Amazonas

 

O primeiro encontro entre o governador do Amazonas, José Melo (PROS), e os empresários, ocorrido na noite da última quinta-feira (6), no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), foi marcado pelo anúncio de medidas que devem servir de estímulo à economia da região e ao fortalecimento do Polo Industrial de Manaus (PIM). Para o governador, alguns fatores serão essenciais para se alcançar esses objetivos, entre os quais a formação de capital intelectual no Estado, o fim dos Processos Produtivos Básicos (PPBs), o incentivo à instalação de novos entrepostos da Zona Franca de Manaus (ZFM) e a desburocratização dos trâmites alfandegários no desembaraço das mercadorias ou insumos destinados às fábricas da região.

702429713_35309

Em seu discurso, Melo avaliou que a conquista da prorrogação dos incentivos fiscais do modelo ZFM até 2073 vai atrair novas indústrias e holdings ao PIM, mas a migração do capital pode esbarrar na falta de terrenos suficientes na cidade para a construção das plantas fabris, por isso voltou a defender a expansão do modelo de incentivos fiscais para a Região Metropolitana e o descontingenciamento dos recursos da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). Segundo o governador, a ideia é resgatar a autonomia da autarquia, garantir respeito à exclusividade de concessão de benefício fiscal e principalmente superar as dificuldades da permanência de uma linha industrial por causa de adequação ao PPB.

“Não dá mais para aceitarmos, por exemplo, conviver com a situação dos PPBs. As inovações acontecem em muita velocidade, isso pode nos levar a uma Zona Franca de crescimento negativo. É preciso oferecer também segurança técnica. Todas essas ações, portanto, eu fiz questão de trazer para reafirmar que tudo aquilo que eu disse durante campanha falo agora também como governador”, asseverou José Melo.

PORTAL DO AMAZONAS.COM

REDAÇÃO- (92) 3877-4539 contato@portaldoamazonas.com / socorromaia@portaldoamazonas.com/danielmanauara@portaldoamazonas.com

Related Articles

Check Also

Close
Close