Em debate entre os governáveis na Record News Manaus, na noite de segunda-feira, dia 22 de setembro, o governador do Amazonas José Melo (Pros), candidato à reeleição pela coligação ‘Fazendo mais por nossa gente’, disse que vai aprimorar a segurança pública com mais investimentos em educação e programas sociais. As grandes apostas são o programa multisetorial ‘Todos pela Vida’ e na ampliação do número de escolas de tempo integral e de unidades do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).
O candidato a vice-governador, Henrique Oliveira (SD), acompanhou Melo na ida a emissora. Esse é o terceiro debate televisivo entre os majoritários. Confrontos já aconteceram na Band Amazonas e na TV Em Tempo. No debate da Record News, a segurança voltou a dominar as discussões. Melo respondeu críticas de adversários e disse que o planejamento do sistema, iniciado na gestão com o ex-governador e candidato ao Senado Omar Aziz (PSD), permitiu controlar o avanço da violência. “Fizemos planejamento e estruturamos a segurança pública implantando um sistema que deu certo sim”, declarou.
“Fizemos o plano de carreira, as promoções, implantamos o Ronda em Manaus e no interior e proponho à sociedade um programa chamado Todos pela Vida com envolvimento da educação, social, esporte e lazer, famílias para que juntos possamos aprimorar o sistema e dar aos nossos filhos um sistema de segurança que possa garantir mais tranquilidade, afastando nossos jovens das drogas e do crime“, pontuou, defendendo ainda fortes investimentos no combate ao narcotráfico e ao contrabando.
Com o ‘Todos pela Vida’, Melo pretende trabalhar na prevenção à violência realizando ações nas áreas de cultura, esporte, qualificação profissional e educação, envolvendo as famílias, igrejas e associações de bairros. Segundo o governador, 14 novos núcleos do Cetam serão construídos no interior e um na capital. O modelo de escolas de tempo integral também será ampliado de maneira a contemplar todas as cidades.
Com tranquilidade, Melo apresentou ainda suas propostas para a área de saúde ressaltando a implantação dos programas ‘Pronto Especialista’ e ‘Operação Saúde’. Com o ‘Pronto Especialista’, serão criados 14 municípios-polo em atendimento médico especializado para a realização de consultas e procedimentos cirúrgicos no interior. O ‘Operação Saúde’ prevê a abertura de mais 900 leitos médicos na capital com a construção do Hospital de 300 leitos da Zona Norte, cujo Pronto Socorro foi entregue por José Melo este ano, e a ampliação de cinco hospitais em Manaus.
Ao encerrar sua participação no debate, o candidato da coligação ‘Fazendo mais por nossa gente’ demonstrou otimismo com a campanha e disse que quer ser governador para dar continuidade às políticas públicas bem avaliadas pelo povo e cuidar do interior com carinho.
“Quero continuar a luta como governador para defender as políticas públicas bem avaliadas pelo povo. Continuar defendendo a segurança pública nesse formato e inovando com uma política que possa dar ao cidadão melhorias. Continuar dando melhorias na saúde, inovando. Quero ser governador para cuidar do interior com o carinho que sempre tive e levar programas que gerem emprego e renda“, disse.