Matrículas para o ensino fundamental podem ser solicitadas a partir desta terça-feira, 20

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A partir desta terça-feira, 20 de janeiro, as redes públicas estadual e municipal de ensino oferecerão atendimento à população que procura por novas vagas em escolas que oferecem o 1º e o 2º ano do ensino fundamental. Para estas modalidades de ensino, as vagas poderão ser requisitadas em qualquer um dos 625 locais de atendimento até a próxima quinta-feira, dia 22.

De acordo com a gerência de matrículas, já tendo concluídas as rematrículas de mais de 400 mil alunos, esta semana foi destinada ao atendimento aos pais ou responsáveis cujos filhos não fizeram parte da rede pública de ensino no ano de 2014. Para estes novos alunos, o Governo do Amazonas e a Prefeitura de Manaus estimam ofertar 73.203 novas vagas em escolas da rede pública, sendo 48.248 em escolas estaduais da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e 24.955 em escolas municipais da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Conforme calendário estabelecido, nesta terça-feira, dia 22, serão oferecidos atendimentos para os novos alunos que desejam ingressar no 1º ou no 2º ano do ensino fundamental, em escolas da Seduc e Semed. Para obter a vaga, basta ao pai ou responsável comparecer a um dos 625 locais de atendimento com os seguintes documentos: comprovante de escolaridade do aluno; original e cópia da certidão de nascimento (ou RG) do aluno, RG do responsável e comprovante de residência.

Filas são desnecessárias – A gerência de matrículas informa que não há necessidade da formação de grandes filas, uma vez que Estado e Prefeitura estão disponibilizando 625 locais de atendimento que podem ser procurados independente da escola em que a pessoa deseja a vaga. “São 625 locais de atendimento, compreendendo todas as 225 escolas da Seduc na capital e outras 400 da Semed. Todos esses locais estão interligados entre si, permitindo que a pessoa procure qualquer escola para solicitar a vaga desejada, independente do lugar em que deseja a vaga”, informou a gerente de matrículas, Irlanda Araújo.

O secretário da Seduc, Rossieli Soares da Silva, acrescentou que o sistema de matrículas, ao interligar mais de 625 escolas como locais de atendimento, busca oferecer maior comodidade à população.

Calendário de Atendimento – Conforme calendário de matrículas, nesta semana, o atendimento para o 1º e 2º ano do ensino fundamental será realizado entre os dias 20 a 22 de janeiro; para o 3º e 5º ano do ensino fundamental (e 3º e 5º ano EJA) nos dias 21 e 22 e, por fim, para o ensino médio e (EJA Ensino Médio) no dia 22 de janeiro.

Atendimento via Web – Para agilizar o atendimento presencial Estado e Prefeitura disponibilizaram o site www.matriculas.am.gov.br para que seja realizado o cadastro prévio. “Este procedimento dará grande agilidade ao processo presencial, uma vez que ao procurar o atendimento, os dados do aluno já estarão no sistema, gerando maior rapidez ao processo”, explicou Rossieli Soares da Silva.

O site, conforme o secretário, está disponível e os cadastros via internet podem ser feitos pela população.

As aulas do ano letivo de 2015 terão início no dia 4 de fevereiro para as escolas da rede estadual e 6 de fevereiro para as escolas da rede pública municipal.

Calendário de Atendimento a Novos Alunos:

 

Ensino Infantil 19 a 22 de janeiro
Ensino Fundamental (1º e 2º ano) 20 a 22 de janeiro
Ensino Fundamental/EJA (3º ao 5º ano) 21 e 22 de janeiro
Ensino Fundamental/EJA (6º ao 9º ano) 21 e 22 de janeiro
Ensino Médio/EJA 22 de janeiro

* O atendimento presencial pode ser feito em qualquer uma das 625 escolas disponibilizadas

PORTAL DO AMAZONAS.COM

Redação (92) 3877-4538 contato@portaldoamazonas.com

Related Articles

Check Also

Close
Close