Maternidade Ana Braga recebe homenagem da Assembleia Legislativa do Amazonas

Maternidade Ana Braga, unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), recebeu, nesta quarta-feira (12/05), uma homenagem da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), pelos 17 anos da unidade, celebrados no último dia 10. O autor da propositura foi o deputado Sinésio Campos (PT) e teve coautoria do deputado Dr. Gomes (PSC).

“Eu tenho uma alegria muito grande de fazer parte dessa história, a minha relação com a Maternidade Ana Braga é exatamente o que eu sempre defendi. E, hoje, eu vejo que a dedicação, a presteza, desde o recepcionista até o profissional especialista de lá, a tornam uma unidade referência no atendimento hospitalar. Vida longa à maternidade Ana Braga!”, destacou o deputado Sinésio Campos.

Dr. Gomes salientou a capacidade de gestão da diretora da unidade. “Eu sempre soube do potencial da Rosiene Lobo como gestora; e ela tem feito um belo trabalho à frente desta unidade de saúde. Com certeza ainda trará muitas conquistas e desenvolvimento para a maternidade, que têm um trabalho de excelência no atendimento materno-infantil”, disse.

O secretário executivo de assistência da capital da SES-AM, Jani Kenta, destacou os recentes avanços alcançados na maternidade como ações do projeto “Renasce Amazonas”, do programa governamental Saúde Amazonas, por meio do qual a rede materno-infantil está sendo reestruturada. Ele citou aumento de oferta de leitos na Ana Braga, no Instituto da Mulher Dona Lindu e na Maternidade Balbina Mestrinho, além de renovação do parque de equipamentos, entre outras melhorias.

A diretora da maternidade, Rosiene Lobo, ressaltou a evolução significativa no atendimento da unidade nos últimos meses. “Seguindo um direcionamento do governador Wilson Lima, fizemos a separação das entradas, para evitar o cruzamento do vírus. Criamos centros cirúrgicos diferentes, abrimos 20 leitos clínicos para tratamento de grávidas de alto risco, diferenciamos as enfermarias para mulheres pós-aborto, aumentamos o número dos leitos de UTI materna, dentre outros avanços”, afirmou.

Entre os homenageados da cerimônia, estavam funcionários e ex-funcionários da unidade, que deixaram seus nomes marcados na história da maior maternidade do Norte do país: o gerente de maternidades Edilson Albuquerque; as enfermeiras Maria Gracimar Oliveira Fecury da Gama e Nilda Dolzane da Silva; os médicos Pietro Pinheiro Alves e Ivan Albuquerque dos Santos; a gerente financeiro-administrativo, Ivone Souza da Silva; e o funcionário Mário Jânio da Silva Santos, colaborador da maternidade desde a sua fundação.

A Sessão Especial foi presidida pelo deputado Adjuto Afonso (PDT). Participaram, ainda, a secretária executiva adjunta de Atenção à Urgência e Emergência da SES-AM, Mônica Melo; e a secretária municipal de Saúde, Shadia Fraxe (virtual).

PORTAL DO AMAZONAS.COM

Redação (92) 3877-4539 contato@portaldoamazonas.com / socorromaia@portaldoamazonas.com/
Close