Mais de 10 mil pessoas solicitaram a emissão do RG e não foram buscá-lo

Facebook
Twitter
WhatsApp
FOTO: Vitor Lima e Raine Luiz/Sejusc

Desde o ano de 2019, as unidades de Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) geridas pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) da capital amazonense acumulam mais de 10 mil unidades de Registro Geral (RG) de pessoas que solicitaram a emissão do documento e não foram buscá-lo.

A informação é do secretário Emerson Lima, titular da Sejusc, durante entrevista concedida na unidade da Compensa, na manhã desta terça-feira (20/12). Só nesta unidade, mil cédulas não foram resgatadas.

“Solicitamos que as pessoas compareçam para buscar seus RGs emitidos desde 2019, pois temos cerca de 10 mil documentos, entre 1ª e 2ª vias, acumulados nos PACs onde foram realizadas as emissões”, afirmou o secretário.

Para resgatar o documento, basta o usuário comparecer ao PAC onde realizou emissão munido de outro documento de identificação e resgatar o RG. Ele reforça que a Sejusc está com documentos do ano de 2019 em diante.

Ausência

Outro problema enfrentado nas unidades são as ausências de usuários que agendam o serviço e não comparecem no local marcado, o que dificulta a emissão de quem realmente está precisando do documento.

“Muitas pessoas fazem seu agendamento e não comparecem. Por semana agendamos 5.850 pessoas para atendimento de RG, e desse número, cerca de 30% não comparecem nas unidades. Rogamos que as pessoas compareçam para não tirar o lugar de outras”, finaliza o gestor.

Funcionamento

O agendamento para atendimento nas unidades do PAC está sendo realizado apenas por meio do PAC Digital. Para realizar a solicitação, o primeiro passo é baixar o aplicativo Sasi, fazer o cadastro e depois colocar o código “SJPAC”. Em seguida, é só acessar o primeiro canal, que é o de pedido de agendamento.

Após a solicitação feita, a pessoa recebe uma mensagem, pelo e-mail e telefone cadastrados no aplicativo, em até 72 horas, com a confirmação do serviço via SMS ou e-mail.

PACs

Ao todo, a Secretaria Executiva de Cidadania da Sejusc (Secid) coordena 15 unidades do PAC, sendo nove na capital e seis em municípios do interior: Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru, Parintins, Presidente Figueiredo e Tefé. A primeira unidade do PAC foi inaugurada no dia 20 de março de 1998, no bairro São José, na zona leste de Manaus.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

AMAZONAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS