Laboratório de Robótica e Automação Industrial da UEA desenvolve projetos para o PIM

 

Captura de Tela 2014-12-16 às 14.42.14

Inaugurado há um mês, o Laboratório de Robótica e Automação Industrial da Universidade ao Estado do Amazonas (UEA) vem desenvolvendo projetos de tecnologia para empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM), além de preparar os estudantes para o mercado de trabalho por meio da aplicação na prática do conteúdo aprendido em sala de aula.

O laboratório, que funciona na Escola Superior de Tecnologia (EST), na zona centro-sul de Manaus, é do curso de Engenharia de Controle e Automação, mas também conta com alunos de Engenharia Mecânica, Informática e Engenharia de Computação. No total, os trabalhos envolvem 60 estudantes, sendo que 20 trabalham diretamente com os projetos e 40 atuam na área de pesquisa. O valor das bolsas varia de R$ 600 a R$ 3,2 mil.

 Atualmente estão sendo desenvolvidos projetos para as empresas Samsung, Microsoft, Dowertech e Intelbras. São quatro projetos com a Samsung: testes de vida para televisão e de fonte de alimentação, software para linha de montagem e automação industrial. Para a Microsoft são desenvolvidos softwares para celulares; para a Dowertech há projeto de automação para medidores de energia elétrica.

As instalações comportam os laboratórios de desenvolvimento de Software, Hardware, Mecânica, Novas Ideias, além de uma Máquina Fresadora. Também fazem parte dos equipamentos quatro Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs), entre eles, três drones e um helicóptero.

 As atividades são desenvolvidas nas seguintes áreas: Automação Industrial, Desenvolvimento de Aplicativos Mobile (Android, IOS e Windows Phone), Desenvolvimento de Softwares, Robótica, Tecnologia Assistiva e Visão Computacional.

PORTAL DO AMAZONAS.COM

Redação (92) 3877-4538 contato@portaldoamazonas.com

Related Articles

Check Also

Close
Close