Josué Neto requer implantação de polo da Universidade do Estado em Pauiní

Facebook
Twitter
WhatsApp

 

Para ampliar o acesso ao ensino superior para a população dos municípios da mesorregião do sul do Estado, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Josué Neto (PSD), apresentou requerimento solicitando ao governador do Amazonas, José Melo (PROS), que viabilize a implantação de um polo da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) em Pauini (a 926 km de Manaus em linha reta). Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município conta com aproximadamente 19 mil habitantes.

JOSUE-NETO_COLETA-DE-LIXO-573x381

Na justificativa do projeto, Josué Neto aponta que a população reclama cada vez mais da necessidade do polo universitário, para atender as demandas, especialmente dos jovens que não têm a oportunidade de migrar para capital para ter acesso ao ensino superior. Se for implantado o polo da UEA em Pauini, os cursos vão poder atender os habitantes de municípios limítrofes como Boca do Acre, Envira e Itamarati.

Segundo dados da UEA, atualmente a instituição tem 20 mil alunos regularmente matriculados na graduação e pós-graduação, desse total, mais da metade estão no interior. A universidade é considerada a maior multicampi do país, com o maior número de unidades que integram a sua composição. A UEA iniciou as atividades acadêmicas em 3 de agosto de 2001 e atualmente tem 42.651 diplomados, sendo 37.856 em graduação e 4.795 Pós-Graduação.

O requerimento proposto pelo presidente da Assembleia, deputado estadual Josué Neto, foi apresentado em abril, aprovado pela Mesa Diretora da Casa Legislativa e encaminhado do governador José Melo.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS