Josué Neto defende mudança na distribuição de recursos nacionais que atualmente desfavorecem os estados amazônicos

Facebook
Twitter
WhatsApp

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Josué Neto (PSD), reforçou seu discurso de união entre os estados da região amazônica em busca de igualdade na distribuição dos recursos nacionais, na manhã desta

josue

sexta-feira, 24, durante o 11º Fórum de Governadores de Amazônia Legal. O encontro aconteceu no Centro de Convenções Vasco Vasquez e foi aberto pelo governador do Amazonas, José Melo (PROS).

Único presidente dos parlamentos estaduais presente ao evento, Josué Neto se posicionou e defendeu a mudança nos percentuais nacionais de distribuição de verbas que, segundo ele, são feitos atualmente de forma injusta e não proporcionam aos Estados amazônicos o crescimento merecido. Ele destacou que na região há potencial a ser explorado para o desenvolvimento e demandas a serem observadas para promover o avanço por meio da justiça social.

Josué Neto apontou que as necessidades e perspectivas entre Acre, Amazonas, Amapá, Rondônia, Roraima, Tocantins, Maranhão, Mato Grosso e Pará são semelhantes e que, nacionalmente, a igualdade entre os Estados só será alcançada com a equivalência dos recursos entre as regiões do país de forma que Norte e Nordeste não sejam prejudicados.

O presidente da Assembleia lembrou que, assim como os governadores dos Estados se unem, os legisladores estaduais também buscam discutir os temas comuns, alternativas e alianças para crescimento.

Josué Neto citou ainda a formação do ‘Parlamento Amazônico’, criado em criado em 1999 e presidido atualmente pelo deputado estadual Sinésio Campos (PT-AM), como uma ferramenta importante para consolidar a unidade entre os parlamentos da região. Ele ainda se declarou otimista quanto à junção de forças políticas que levarão à Brasília as reivindicações da região e chamarão a atenção do Governo Federal para a ampliação dos recursos necessários para que os investimentos cresçam.

Nesta edição do 11° Fórum de Governadores de Amazônia Legal, estavam presentes os Governadores do Acre, Sebastião Viana;  do Maranhão Flávio Dino; do Mato Grosso, Pedro Taques; do Pará Simão Jatene; de Rondônia Confúcio Moura; de Tocantins Marcelo Miranda; a governadora de Roraima Suely Campos,  e o vice-governador do Amapá, Papaléo Paes.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS