José Melo faz visita a fábricas do PIM e cobra compromisso de repasse para P&D

Facebook
Twitter
WhatsApp

IMG-20140917-WA0009

Os baixos investimentos da iniciativa privada em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias no Polo Industrial de Manaus (PIM) levou o governador José Melo (PROS) a promover nas últimas semanas uma série de visitas a fábricas, onde tem conversado com a alta administração sobre o assunto. Na sua avaliação, o Amazonas consolidou um cardápio relativamente completo de políticas de inovação, nas quais foram incluídos incentivos fiscais, subvenção, crédito subsidiado, entre outros benefícios concedidos a toda indústria que se instala no PIM.

Melo disse que apesar desse conjunto de políticas apontar na direção correta, o que tecnicamente significaria em um grande impulso para as instituições de ensino e pesquisa do Estado, falta mais compromisso nos investimentos,  foco, priorização e volume adequado de recursos. Ele fez questão de ressaltar que, nos próximos quatro anos, irá cobrar mais envolvimento entre as empresas e as universidades/centros de pesquisa para criar um ajuste fino entre as partes.

A ideia dessa parceria é melhorar o perfil pouco intensivo em tecnologia dos setores econômicos que respondem pelo grosso do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado, a indústria, setor responsável por mais de 70% dos investimentos empresariais em P&D no país. O setor contribuiu  para profundar a especialização produtiva da economia brasileira em segmentos de baixa intensidade tecnológica“, analisou Melo.

IMG-20140917-WA0010

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS